Agrotóxicos: evento discute tecnologia de aplicação

O evento tem a parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).

qua, 15/10/2008 - 13h05 | Do Portal do Governo

O Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico, órgão ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (CEA/IAC/Apta), e a Faculdade “Dr. Francisco Maeda” (Fafram), de Ituverava, realizam, entre 15 e 17 de outubro, em Ribeirão Preto, o IV Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos (Sintag). O evento tem a parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).

Na edição de 2008, o objetivo é amplificar a discussão sobre o tema escolhido para o simpósio, que é “Segurança em Tecnologia de Aplicação”. A abertura contará com a presença do coordenador da Apta, Orlando Melo de Castro, representando o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio.

Segundo o diretor do CEA e presidente da comissão organizadora, Hamilton Humberto Ramos, esse é o único evento científico na área de tecnologia de aplicação de agrotóxicos da América Latina. “O Sintag tem seu valor destacado em razão da carência de conhecimento nessa área, uma vez que atualmente o Brasil conta com cerca de 20 profissionais em nível de doutorado trabalhando com tecnologia de aplicação”, comenta. A expectativa é que cerca 500 participantes de várias partes do mundo compareçam.

Aspectos como treinamento e extensão, legislação, certificação, perdas e deriva, equipamentos e novas tecnologias, entre outros, estarão em pauta durante o evento. A programação conta, ainda, com palestras de profissionais do Brasil e do exterior, além de debates sobre o panorama mundial e, em particular, da América Latina, Europa e Estados Unidos. Também serão debatidos aspectos relacionados à qualidade, segurança, treinamento, dinâmica ambiental, aditivos e adjuvantes, aviação agrícola, agricultura de precisão e pesquisas na área.

A quarta edição do Sintag é realizada em um momento fundamental para a expansão da agricultura brasileira. Cresce a cada dia a demanda por sistemas de produção sustentáveis, profissionalizados e com padrões internacionais de qualidade e segurança, com vistas à preservação do meio ambiente. Por isso, a discussão sobre a relação direta existente entre a contaminação ambiental, do aplicador e dos alimentos será tratada com destaque. “A eficiência na aplicação de agrotóxicos é dada por um bom equipamento, adequadamente regulado, operado por um aplicador capacitado”, afirma.

Serão apresentados durante o evento, em forma de pôsteres, 70 trabalhos científicos de estudantes e profissionais relacionados à área de tecnologia de aplicação, que foram selecionados pela comissão científica. Um espaço técnico para empresas do setor também será montado com o intuito de divulgar e discutir atividades técnicas relacionadas ao tema do evento.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento