Agricultura vistoria obras emergenciais no Vale do Paraíba

Durante a visita foi apresentado um relatório de impactos na produção agrícola da região

qua, 13/01/2010 - 18h26 | Do Portal do Governo

Em visita aos municípios de Guaratinguetá, Cunha e São Luiz do Paraitinga na região do Vale do Paraíba, o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, o presidente da Codasp, Edinho Araújo, e o diretor de operações, Petrônio Pereira Lima, vistoriaram as obras emergenciais que estão sendo realizadas pela empresa na recuperação das áreas prejudicadas por fortes chuvas no início deste ano.

Durante a visita, eles conversaram com os prefeitos destes municípios, também conferiram os trabalhos já executados pelos engenheiros e técnicos da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), empresa da Secretaria e executora das obras. Além disto, os técnicos da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) apresentaram relatório de impactos na produção agrícola da região.

Até o momento, a Codasp disponibilizou 24 equipamentos, entre motoniveladoras, pás-carregadeiras, tratores de esteiras, caminhões basculantes, retroescavadeira, escavadeira hidráulica e caminhão pipa. São 30 profissionais da empresa trabalhando e orientando funcionários das prefeituras. A Codasp também instalou uma base operacional em Guaratinguetá.

Agropecuária

Os técnicos das regionais da CATI de Pindamonhangaba e Guaratinguetá relataram que o prédio da Casa da Agricultura de São Luiz do Paraitinga foi inundado, com prejuízo total de móveis, equipamentos, veículos e toda a documentação.  Nas propriedades rurais, o isolamento não permite o escoamento da produção agrícola e leiteira e recebimento de insumos indispensáveis a sua continuidade na atividade. A regional de Pindamonhangaba estima em 10 propriedades atingidas pela enchente.

No caso das lavouras de arroz, onde a região é a maior produtora do estado, há prejuízos registrados decorrentes da inundação nas áreas de várzeas sistematizadas nos municípios de Canas, Lorena, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá, Potim, Aparecida e Roseira. A regional da CATI em Guaratinguetá estima que são 500 hectares e 25 produtores prejudicados.

A prioridade é o restabelecimento imediato do atendimento dos agricultores pela Casa da Agricultura de São Luiz de Paraitinga, providências estão sendo tomadas para tanto, com o envio de móveis, equipamentos e veículos de outras regiões. As visitas às propriedades atingidas pela enchente serão feitas com a desobstrução das estradas rurais.  A avaliação das perdas nas culturas de arroz irrigado será feita após a diminuição do nível das águas nas áreas de várzea, mas as expectativas são de grandes perdas considerando a estágio de desenvolvimento das lavouras de arroz, próximo ao início da colheita.

Estágio das Obras

Em São Luiz do Paraitinga e Cunha, municípios que prioritariamente estão sendo atendidos, os trabalhos se concentram na:

– recomposição da cabeceira da ponte sobre o rio Paraitinga, que faz a interligação entre Cunha e Lagoinha. Trânsito restabelecido na tarde desta terça-feira (12/1);

– remoção de barreiras/recuperação de linhas de tubos na Estrada da Fábrica, trabalhos concluídos no sábado (9/1). Trânsito restabelecido;

– remoção de 5.000 m3 de entulho, além de lavagem das ruas e regularização do aterro sanitário. Em execução;

– Restabelecido o transito na Estrada Bairrinho, atingido por barreiras;

– neste momento os trabalhos encontram-se na recuperação da interligação nas divisas de Cunha-Lagoinha (Estrada da Capivara) onde há aproximadamente 1.200 pessoas isoladas, com a remoção de barreiras (30 no total) e recomposição da cabeceira da ponte. Na mesma Estrada da Capivara foram liberados três trechos secundários onde residem oito famílias;

– Ainda em Cunha, os trabalhos aguardam priorização da Defesa Civil, após conclusão de levantamentos técnicos, para início de intervenções em 11 estradas interrompidas, com queda de pontes (16) ou causadas por queda de barreiras (54).

Na última quarta, 6, o governador José Serra, acompanhado do secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, e do presidente da Codasp, Edinho Araújo, visitou o município de São Luiz do Paraitinga e toda a região, onde anunciou medidas emergenciais adotadas pelo Governo do Estado para auxiliar todas as áreas prejudicadas do Estado.

O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil Estadual e da Codasp, vai investir R$ 10 milhões em ações emergenciais em todo o Estado, começando pela cidades atingidas no Vale do Paraíba.

De acordo com técnicos da Codasp que estão no município desde 3 de janeiro, São Luiz do Paraitinga tem cerca de 700 quilômetros de estradas de terra, com 30% apresentando problemas de interrupção de tráfego. São cerca de 150 pontos que necessitam de intervenção para a liberação do tráfego.

Cunha

Outro município atingindo pelas fortes chuvas neste início de ano no Vale do Paraíba é o de Cunha, que tem 2.400 quilômetros de estradas rurais de terra.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento