Agricultura: Vacinação contra aftosa atinge 99,50% do rebanho

Há oito campanhas, o estado alcança índices acima de 99% e completa dez anos sem registrar um único foco da doença

qua, 21/06/2006 - 16h49 | Do Portal do Governo

A 1ª etapa da campanha oficial de vacinação contra a febre aftosa, realizada durante o mês de maio, alcançou 99,50% do rebanho paulista, que é de 13,22 milhões de cabeças. Com este índice, apenas 65 mil cabeças não foram vacinadas voluntariamente pelo criador, mas todo o rebanho já está sendo imunizado obrigatoriamente pelos proprietários sob a supervisão da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável pela sanidade animal e vegetal no estado. Em novembro de 2005, batemos o recorde histórico com 99,60% de cobertura. 

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Macedo, o recorde da etapa do ano passado se deveu, principalmente, ao momento de crise com a doença, quando foram registrados focos de aftosa nos estados vizinhos de Mato Grosso do Sul e Paraná. “Naquele momento, o país estava sob tensão e houve a corrida pela vacina. Entretanto, o pecuarista paulista mostra que a sanidade do seu rebanho é o primeiro item entre as suas preocupações”, afirma Macedo.

Das 40 regionais que compõem o quadro da CDA, 10 alcançaram 100% de cobertura vacinal durante a etapa. São elas: Andradina, Assis, Dracena, Fernandópolis, Jaboticabal, Jales, Orlândia, Ourinhos, Presidente Prudente e Tupã.

Os resultados da campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros, que também ocorreu no mesmo período, estão sendo finalizados.

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura

C.A.