Agricultura: Projeto ambiental recupera represas da região de Votuporanga

“Projeto de Recomposição Vegetal”, tem por objetivo aumentar a vazão da água através do fortalecimento da proteção vegetal

sex, 02/06/2006 - 9h48 | Do Portal do Governo

Com a diminuição, nos últimos três anos, da quantidade de água das represas da região de Votuporanga, que abastecem os viveiros escavados, destinados à pesquisa de organismos aquáticos realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Pesquisadores do Pólo Regional do Noroeste Paulista, órgão da pasta, iniciaram um trabalho destinado à recomposição vegetal das nascentes regionais.

O “Projeto de Recomposição Vegetal”, tem por objetivo aumentar a vazão da água através do fortalecimento da proteção vegetal, evitando assoreamento da nascente. Isso, de acordo com os pesquisadores da unidade, favorecerá a condução dos experimentos em aqüicultura em tanque-rede e viveiros escavados, além de beneficiar produtores e aquicultores da região.

A introdução de exemplares de árvores nativas vindos de outras regiões também contribuirá para o aumento da variabilidade genética e, conseqüentemente, do “pool gênico” disponível à reprodução das espécies que ocorrem naturalmente na região. Por outro lado, o aumento qualitativo e quantitativo de árvores tende a sustentar uma maior diversidade da fauna no local.

Para fazer o reflorestamento, os pesquisadores científicos fizeram uma parceria com a ONG Flora Tietê, que fez a doação de mudas para a recuperação da área de 1,7 hectares. Além da questão da preservação do meio ambiente, o plantio das mudas oferecerá aos produtores um banco de sementes que poderão ser utilizadas em suas propriedades.

O plantio das quatro mil mudas de 60 espécies de árvores nativas foi feito em março deste ano com a colaboração de alunos do Colégio Técnico Agrícola de Votuporanga, além dos funcionários da unidade. Os resultados do projeto de recuperação das represas só poderão ser observados após 3 anos do plantio das árvores. De acordo com o pesquisador científico, Sergio Schalch, as árvores estão em fase de desenvolvimento, e ainda precisam de cuidados especiais. 

Da Secretaria da Agricultura