Agricultura: pesquisa quantifica vitaminas do pólen de abelhas

Trabalho de pesquisa caracteriza e quantifica as vitaminas presentes no pólen das abelhas da região de Pindamonhangaba.

qui, 15/06/2006 - 14h12 | Do Portal do Governo

Pesquisadoras da área de apicultura do Pólo Regional do Vale do Paraíba e do Instituto de Zootecnia, órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com profissionais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, desenvolveram um trabalho de pesquisa que caracteriza e quantifica as vitaminas presentes no pólen das abelhas da espécie Apis mellifera da região de Pindamonhangaba.

Os resultados do projeto, primeiro trabalho brasileiro a quantificar o teor de vitaminas do pólen, será apresentado à comunidade científica internacional em setembro, durante a reunião anual da Internacional Honey Comission (IHC), comissão internacional que estuda os produtos apícolas com ênfase nos métodos analíticos.

Participaram da pesquisa as pesquisadoras Érica Weinstein Teixeira e Maria Luisa Florêncio Alves, do Pólo Regional do Vale do Paraíba, Augusta Carolina C. C. Moreti, do Instituto de Zootecnia e a farmacêutica-bioquímica da USP, Karla Cristina Lima da Silva Oliveira.

Durante os estudos, as profissionais da secretaria paulista implantaram um apiário experimental, realizaram a coleta e o processamento do pólen e fizeram a identificação das espécies botânicas que contribuíram para o reconhecimento da composição do pólen. Segundo as pesquisadoras, esta identificação foi realizada com o laminário de referência existente na unidade de pesquisa e desenvolvimento, resultado de uma pesquisa anterior, desenvolvida em parceria com a Esalq.