Agricultura: Instituto Agronômico comemora 119 anos

Instituto conta hoje com 220 pesquisadores

ter, 27/06/2006 - 10h49 | Do Portal do Governo

Fundado em 1887, quando ainda era chamado “Imperial Estação Agronômica de Campinas”, o Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo comemora, nesta terça-feira (27/06), 119 anos de existência. Implantado inicialmente para pesquisar o café, o IAC criou, nesse período, cerca de 700 cultivares nas mais diversas cadeias produtivas do agronegócio paulista e brasileiro.

Em mais de um século de existência, o IAC vem cumprindo, de maneira exemplar, sua missão de gerar e transferir ciência e tecnologia para o negócio agrícola, visando à otimização dos sistemas de produção vegetal e ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade ambiental. Esse trabalho tem o objetivo de produzir variedades mais produtivas e mais resistentes a doenças, que contribuam para a preservação do ambiente e a geração de renda para o agricultor, além de trazer produtos mais saudáveis e melhores para a vida do consumidor.

Centro de referência nacional e mundial em diversas áreas da agropecuária o instituto conta hoje com 220 pesquisadores trabalhando na geração e adaptação de tecnologias ao agricultor brasileiro.

Para o secretario de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Macedo, o IAC, com ampla e decisiva importância na história da agricultura, mantém atuação extremamente moderna. “No últimos anos acompanhamos trabalhos de extrema relevância para a atividade agrícola nacional. Só em 2005 foram 17 lançamentos entre novas variedades e tecnologias que colocam o IAC como um centro de excelência na geração e na transferência de conhecimento ao setor produtivo”, afirma.

Serviço: Evento: Aniversário do Instituto Agronômico

Data: 27 de junho

Horário: 17 horas

Local: Avenida Barão de Itapura, 1.481 – Campinas/SP