Agricultura cria câmara para impulsionar produção de vinho

A câmara entrou em funcionamento no dia 22 de outubro

qui, 30/10/2008 - 16h07 | Do Portal do Governo

Entrou em funcionamento no dia 22 de outubro, a 28a Câmara Setorial da Uva e do Vinho do Estado de São Paulo, cuja atuação será voltada ao fomento de políticas para a cadeia vitivinícola do município de São Roque. A criação é fruto, principalmente, da realização do estudo Revitalização da Cadeia Vitivinícola Paulista: Sustentabilidade, Governança e Competitividade, encabeçado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Atualmente na segunda fase, a iniciativa tem o intuito de situar o Estado entre os maiores centros produtores de uvas e vinhos de qualidade. Sua principal característica, desde o início, tem sido envolver os diversos agentes da cadeia produtiva em busca de estratégias coletivas. É financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e conta com a participação da prefeitura de São Roque, em parceria com o Sindicato da Indústria do Vinho do município, além da Secretaria e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Durante o evento de instalação da Câmara, a pesquisadora do IEA, Adriana Verdi, falou sobre o trabalho desenvolvido. Ele envolve o diagnóstico do desempenho dos municípios produtores, a caracterização dos vinhos da região segundo os critérios estabelecidos pela legislação, a capacitação de vitivinicultores sobre a variabilidade de microorganismos existentes na uva, no mosto e no produto final, e a implantação de duas coleções de germoplasma no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), sendo uma de uvas para vinhos e derivados e a outra de porta-enxertos.

Da Secretaria da Agricultura

(M.C.)