‘Agita Família’: programação especial em mais de 2 mil escolas estaduais

Em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, unidades promovem torneios esportivos, palestras e recreação infantil

sex, 06/04/2018 - 9h47 | Do Portal do Governo

Neste ano, 2.240 escolas da rede estadual participantes do programa Escola da Família, da Secretaria da Educação de São Paulo, terão uma programação especial, que busca melhorar a qualidade de vida e combater ao sedentarismo na sociedade: mais uma edição do projeto Agita Família.

Atividades como torneios esportivos, palestras, apresentação de dança, ginástica aeróbica, recreações para crianças, entre outros, poderão ser realizadas pelas instituições de ensino. O Agita Família é um projeto do Escola da Família, em parceria com a Secretaria da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).

A entidade é responsável pelo projeto Agita são Paulo, realizado desde 2004 nas unidades escolares em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado no dia 6 de abril. Desde agosto de 2003, a pasta estimula cada unidade a abrir seu espaço para a comunidade nos fins de semana.

Convívio

Sob a tutela de educadores encarregados pelo programa, parcerias com empresas e organizações não governamentais, e contando com a participação de voluntários e jovens educadores universitários (bolsistas do Programa Bolsa Universidade), muitos bairros puderam encontrar na escola um espaço de lazer, acesso a serviços públicos e experiência de convívio e solidariedade.

Para que o programa aconteça, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece, anualmente, recursos financeiros às escolas participantes e coloca um Educador, seja um professor, profissional da rede, seja um vice-diretor, para coordenar as atividades, supervisionados pelo diretor da unidade escolar.

As instituições que aderem ao Escola da Família também estão sob a coordenação, na sua região, do dirigente de ensino e sua equipe: um supervisor e um professor coordenador do núcleo pedagógico.