Agenda do CIC aborda Dia da Consciência Negra

Data é comemorada dia 20, aniversário de morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares

sex, 31/10/2008 - 9h20 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, apresenta a “Agenda Cidadã” do mês de novembro. Os dez postos fixos localizados em regiões periféricas das cidades de São Paulo (Norte, Sul, Leste e Oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas terão programação com oficinas, debates, eventos itinerantes como Mini-Jornada, Cidadania para Todos e Sabadania.

A “Dica de Cidadania” fala sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20, aniversário de morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O dia serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância do povo africano e seus costumes na formação da cultura nacional.

Nas unidades do CIC a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, por intermédio de palestras informativas sobre temas diversos, como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Eventos itinerantes  – O mês de novembro terá diversas atividades de cultura, saúde, beleza e lazer à disposição para a comunidade próxima ao CIC. O Sabadania, evento em comemoração ao aniversário do posto fixo, será para celebrar os 10 anos do CIC Oeste, no dia 22. O projeto “Cidadania Para Todos”, evento em que os serviços são levados para uma região periférica, será de 6 a 8 de novembro, promovido pelo CIC Campinas.

Durante o mês, os postos fixos Leste e Sul promovem o Mini-Jornada, evento quinzenal que oferece prestação de serviços públicos itinerantes a populações de baixa renda nas regiões periféricas do entorno do posto fixo.

CIC Sul:

27 – Centro de Capacitação Profissional

CIC Leste:

13 – Centro de Referência Local Nossa Senhora do Bom Parto (Virada Social)

14 – Instituto Criança Cidadã – ICC

Programação

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania