Agência Ambiental Unificada é instalada em São José dos Campos

Região do Vale do Paraíba ganha agilidade nas questões ambientais

ter, 14/10/2008 - 15h49 | Do Portal do Governo

A região do Vale do Paraíba já conta com três, das quatro Agências Ambientais Unificadas previstas no projeto estratégico de governo, que visa ampliar de 35 para 56, o número de agências ambientais no Estado, integrando as equipes da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB e do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN. Em 13.10, foi instalada, no Parque da Cidade, a agência de São José dos Campos, que atenderá nove municípios do Vale do Paraíba. Recentemente entraram em operação as agências de Taubaté e Aparecida e, em breve, será inaugurada a agência de Campos do Jordão.

Aproveitando a presença dos prefeitos eleitos: André Luís, de Guararema; Odair Leal, de Santa Branca; Elzo de Oliveira, de Igaratá; e Antônio Marcos de Barros, de Paraibuna, o presidente da CETESB, Fernando Rei, lançou um desafio aos novos eleitos, que agora contam com o suporte técnico das três novas agências unificadas do sistema ambiental. “Gostaria de voltar em breve para anunciar a ampliação dos serviços de tratamento de esgoto na região, para melhorar a qualidade ambiental do Paraíba do Sul”, disse.

O município de São José dos Campos trata 50% de seu esgoto e está ampliando a Estação de Lava-Pés para receber mais 30% de esgoto. Guararema está construindo uma nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE com capacidade para atender há 12 mil habitantes, devendo entrar em operação em dezembro de 2008. O município de Santa Isabel não possuí tratamento de esgoto, mas já entrou com pedido de licenciamento de uma estação elevatória. A ETE de Santa Branca e Paraibuna estão em processo de licenciamento. Jacareí trata 20% do esgoto coletado e obteve a Licença de Instalação da ETE do Córrego do Turi, que será construída com recursos da Caixa Econômica Federal. Por último o município de Igaratá, que está ampliando o seu sistema de coleta e tratamento de esgoto.

A Agência Ambiental Unificada de São José dos Campos possui uma área de atuação de 4.078 Km2, com uma população superior a 900 mil habitantes. A região concentra um importante pólo industrial, com empresas do porte da Refinaria Henrique Lages (Revap), da Petrobras; Embraer, General Motors, Kaiser e Ambev e algumas indústrias químicas, além de ser cortada por importantes rodovias como a Presidente Dutra, dos Tamoios e D.Pedro, por onde trafegam caminhões transportando produtos químicos perigosos.

As equipes técnicas serão gerenciadas por José Roberto Schmidt, da CETESB, e Ivan Silva de Oliveira, do DEPRN. A inauguração da Agência contou, entre outros, com a presença do presidente Fernando Rei; do diretor de Controle de Poluição Ambiental, Marcelo Minelli e de prefeitos e vereadores eleitos da região. Danilo Angelucci, diretor do DEPRN Regional 7, representou a coordenadora do Coordenadoria.

Da Cetesb

(M.C.)