Adolescentes mostram talento no Festival das Estações

Festival é realizado pela Fundação CASA em parceria com o Projeto Guri.

seg, 27/08/2007 - 16h55 | Do Portal do Governo

Trinta e quatro adolescentes de Ribeirão Preto e do Brás, na Capital, participaram nesta sexta-feira, 24, das apresentações musicais do Festival das Estações – realizado pela Fundação CASA em parceria com o Projeto Guri.

Os shows aconteceram no edifício-sede da CASA. Foi a sexta apresentação realizada no festival, que acontece todas as sextas-feiras a partir das 15 horas.

O evento começou com exibição de vídeos – making-offs das oficinas de música desenvolvidas no interior das unidades pelo pessoal do Guri. Os jovens de Ribeirão Preto aproveitaram a oportunidade para mandar recados aos amigos por meio das filmagens.

Depois de três músicas, um número especial com 12 instrumentos de percussão, intitulado Brazuca, finalizou a apresentação da unidade de Ribeirão. De acordo com o coordenador de equipe da unidade André Marin, desenvolver esse tipo de atividade é muito positivo. “Muitos deles nunca tiveram contato com a música e esse trabalho serve para integrar o adolescente com a sociedade”.

Na segunda etapa do show, os adolescentes da Unidade 36, do Brás, também trouxeram instrumentos de percussão e cordas, mostrando no repertório uma mescla de pop e baião.

Para a diretora da unidade do Brás, Kelly Cristina Fonseca, mostrar o potencial dos jovens faz parte do trabalho de renovação da auto-estima. “A reintegração com a sociedade começa com eles mesmos”.

Na platéia, esteve presente a mãe de um dos adolescentes que participou do show. Ela assistia e aplaudia a atuação de seu filho no grupo. O jovem saiu da internação e passou para a Liberdade Assistida (LA). No entanto, mesmo estando em liberdade, quis participar da apresentação. “Eles (internos) saem de lá com a cabeça diferente”, disse a mãe. “Acredito que agora ele possa continuar aprendendo”.

(M.S.)