Adolescentes de Iaras visitam fazenda histórica em Botucatu

Os internos conheceram o Museu do Café e sua história

seg, 30/06/2008 - 17h14 | Do Portal do Governo

Vinte jovens das unidades Três Rios e CASA Madre Teresa de Calcutá, ambas de Iaras, foram na última quarta-feira, 25, até Botucatu para visitar a Fazenda Experimental da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O local é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Foi no passado grande produtora de café e faz parte da cultura cafeicultora do Estado.

Na ocasião, os internos que cumprem medida socioeducativa e os funcionários que os acompanhavam tiveram a oportunidade de conhecer o Museu do Café, os terreiros de secagem, o moinho e o engenho da antiga fazenda – todos preservados para as visitas.

Depois de conhecer a histórica fazenda de café, o grupo de adolescentes da CASA Iaras ainda teve a oportunidade de aprender mais sobre a história de Botucatu. Visitaram prédios eclesiásticos do centro botucatuense, como a Capela da Santíssima Trindade, inspirada na arquitetura medieval européia e a Catedral Metropolitana, construída em estilo gótico.

Esse tipo de atividade faz parte de uma série de medidas de inclusão social desenvolvidas nas unidades Três Rios e CASA Madre Teresa de Calcutá, ambas da cidade de Iaras. O objetivo é inserir o adolescente no meio cultural e histórico e envolvê-lo com a comunidade no processo de ressocialização.

Para o padre Emerson Rogério Anizi, do Instituto Asas (entidade que gerencia a Casa Iaras), a experiência trouxe resultados positivos. “Foi uma oportunidade de enriquecer a cultura de cada um de nós e compreendermos a nossa história”.

A Fazenda Experimental Lageado é um dos principais pontos turísticos de Botucatu. Desde 1972, a área da fazenda é ocupada pela Unesp, abrigando a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e parte da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Da Fundação CASA

(M.C.)