Admin. Penitenciária: Presos de São Paulo farão a prova do Enem

Funap e unidades prisionais incentivam a inscrição de alunos para o exame

qua, 21/06/2006 - 19h20 | Do Portal do Governo

No dia 27 de agosto cerca de 850 presos estarão atentos como nunca. A preocupação de todos eles será conseguir o maior número de acertos no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A prova será aplicada pelos monitores da Funap – Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” de Amparo ao Preso,  em 45 unidades prisionais do Estado de São Paulo. A unidade que registrou a maior quantidade de inscritos é a Penitenciária 2 de Sorocaba, com 67 pessoas.

O Enem será uma oportunidade para que cada preso coloque em prática o que aprendeu dentro do presídio. “É uma chance dupla: o interno participa da sociedade e a Funap avalia a qualidade do estudo que ele recebe” , afirma Lúcia Inês de Souza, diretora de atendimento e promoção humana da Funap.

Com os resultados do Enem, a Funap poderá avaliar o grau de escolaridade aplicado nas escolas mantidas pela Fundação. Atualmente cerca de 18 mil presos freqüentam as 420 salas de aula da Funap nas unidades prisionais do Estado de São Paulo. As aulas são ministradas e acompanhadas por quase 400 monitores, entre eles 175 monitores presos.

Outra questão que destaca a importância do Enem é que o exame é um quesito para que o aluno possa participar do ProUni (Programa Universidade para todos) e concorrer a uma bolsa de estudos em Universidades. Além disso, o preso poderá fazer cursos a distância, realizados no interior das unidades.

Da Funap