Acompanhamento médico regular é fundamental no diagnóstico de mioma em mulheres

Miomas geralmente são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas; entre as causas do aparecimento está o fator hereditário

seg, 26/08/2013 - 14h44 | Do Portal do Governo

Trinta e três paulistanas foram internadas por dia em decorrência de miomas, somente em 2012. Um levantamento realizado pela Secretaria da Saúde revela que, no total, foram 12 mil internações em todo o Estado no ano passado, número 15% maior que o total de 2008.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O mioma é um tumor benigno, uma proliferação do músculo chamado miométrio, que fica no útero da mulher. É alimentado pelo estrógeno, hormônio liberado durante todo o período fértil. Entre as causas do aparecimento de miomas está o fator hereditário. Além disso, mulheres da raça negra tem maior probabilidade de desenvolver o mioma.

“É importante que as mulheres façam acompanhamento regular com o médico, já que os miomas geralmente são assintomáticos. Em casos mais graves a paciente pode apresentar sintomas como dores durante o período menstrual, hemorragia, desconforto abdominal, infertilidade e até dor durante a relação sexual”, explica o diretor do setor de ginecologia do hospital estadual Pérola Byington, André Luiz Malavasi.

Quando a paciente não apresenta sintomas, o tratamento é ambulatorial. Em mulheres que desejam ter filhos posteriormente, é feita a miomectomia, cirurgia na qual se retiram apenas os miomas. De acordo com Malavasi, o tratamento é escolhido de acordo com fatores como idade, saúde geral da mulher, gravidade dos sintomas, tipo do mioma e o desejo de engravidar futuramente.

“É muito importante lembrar que o mioma não vira câncer, ele é uma neoplasia benigna que cresce com a liberação do hormônio estrógeno, por isso acomete a maioria das mulheres em idade fértil”, ressalta o médico.

Do Portal do Governo do Estado