‘Achados e Perdidos’ do Poupatempo pode ser consultado em aplicativo

Postos de atendimento do programa do Governo do Estado apresentam diversos objetos inusitados que foram esquecidos

qui, 13/06/2019 - 13h32 | Do Portal do Governo

Você sabia que o Poupatempo conta com um setor de Achados e Perdidos? Muitos usuários esquecem ou perdem documentos no interior das unidades de atendimento. Para facilitar a vida dos usuários, o Poupatempo criou um aplicativo.

Através do “SP Serviços” é possível saber em tempo real se um documento ou objeto perdido foi encontrado e em qual local pode ser retirado. A consulta também pode ser feita pelo portal.

Pelo número do documento é possível saber onde ele se encontra à disposição para ser retirado. Para objetos, é necessário informar a descrição. A dona de casa Sidione Padilha conta que o programa já é um dos melhores e saber que as unidades têm um espaço para objetos perdidos traz tranquilidade.

“O serviço do Poupatempo é ótimo. Praticidade que otimiza nosso tempo. Nunca esqueci nada por aqui, mas saber o cuidado com o que é encontrado é muito importante”, explica.

Como funciona

Todos os itens encontrados no interior das unidades do Poupatempo são encaminhados para a seção de Achados e Perdidos, na administração de cada posto. Os objetos são cadastrados com local e hora do encontro e nome de quem fez a entrega.

Eles ficam por três meses à disposição dos donos. Após esse período, documentos são encaminhados para os órgãos emissores e os objetos são doados para o Fundo Social de São Paulo (FUSSP).

Em 2018, foram registradas 25.195 ocorrências de achados e perdidos nos postos Poupatempo, uma média de 2,1 mil ocorrências por mês. Nas unidades da capital paulista (Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé) foram 5.982 ocorrências, sendo documentos pessoais, como RG e CNH, os itens mais achados, com 3.637 casos.

Desde que o atual sistema foi implantado, em dezembro de 2015, o Achados e Perdidos do Poupatempo já soma 78.709 ocorrências em todos os postos do programa.

Objetos inusitados

Além de muitos guarda-chuvas, óculos, livros e outros objetos normalmente esquecidos por quem está distraído, as unidades também possuem objetos inusitados. Já foram encontradas muletas, uma tampa de privada e até um videogame modelo Xbox, que foi localizado pela proprietária uma semana depois na unidade Itaquera. Há também casos de bolsas ou carteiras com dinheiro e objetos de valor.

Em novembro do ano passado, a cidadã Andrea Aparecida Pereira perdeu a carteira com R$ 200 e todos os documentos e cartões no Poupatempo Santo Amaro. Ela só percebeu após duas horas. Ela voltou ao local e ficou emocionada ao receber de volta a carteira das mãos da secretária Sandra Regina Carneiro, responsável pelos Achados e Perdidos.

“É muito bom perceber que ainda existem pessoas honestas e que se preocupam com os outros”, afirmou Andrea. A secretária Sandra conta que muitas pessoas perdem documentos, óculos e guarda-chuvas, mas de vez em quando aparecem objetos de valor. “Na semana passada, uma mulher esqueceu uma bolsa grande com dinheiro e documentos e também recuperou tudo graças a um cidadão que encontrou e nos trouxe”, contou.

Um dos objetos mais caros já esquecidos no Poupatempo foi um videogame Xbox, em dezembro de 2016, no Poupatempo Itaquera. Raqueliny Alves esqueceu o seu videogame e só depois de uma semana retornou para finalizar seu atendimento. Então, ela deu uma passada no setor de Achados e Perdidos para ver se o objeto estava lá. Ela já dava como perdido o equipamento que custava, na época, quase R$ 1 mil.

Raqueliny contou que estava com seu Xbox 360 no Poupatempo porque havia acabado de buscá-lo na assistência técnica. Não havia indicação de quem era o proprietário e o equipamento ficaria três meses no posto até ser encaminhado para doação. “Ainda existem pessoas honestas”, disse ela, feliz da vida ao recuperar o videogame.