Acessa SP ensina a elaborar currículo

Minicurso online orienta visitante do portal a criar um currículo atraente e dá dicas de comportamento em entrevistas

qui, 30/04/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, ajuda quem está à procura de emprego. Por meio de um minicurso disponível no portal do programa (www.acessasp.sp.gov.br), que pode ser concluído em minutos, o visitante aprende a elaborar um bom currículo e encontra dicas de como estar preparado para entrevistas.

Depois do cadastro de e-mail, o internauta acessa as quatro lições que compõem o minicurso e que explicam passo-a-passo como organizar informações pessoais e tornar o currículo atraente. Além disso, o curso oferece dicas de consulta às principais fontes de vagas como, por exemplo, anúncios de classificados, agências de empregos e sites especializados. Ao final das instruções, o internauta aprende regras de comportamento nas etapas de seleção para o preenchimento da vaga – testes, dinâmicas de grupos e entrevistas -, e também a escolha de trajes apropriados e a importância da pontualidade.

Além do preparo para alcançar o emprego, o portal do Acessa SP disponibiliza o link de acesso ao site do Emprega SP (www.empregasaopaulo.sp.gov.br), onde o internauta pode se candidatar a uma das 454 mil vagas inseridas no banco de dados. O site foi desenvolvido pelo Governo de São Paulo com a intenção de facilitar o contato entre trabalhadores e empregadores no mercado de trabalho paulista. Dados da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) mostram que 45 mil pessoas já conseguiram colocação profissional por meio do serviço, em funcionamento desde novembro do ano passado.

O minicurso, que ensina o internauta a preparar um currículo, já foi acessado mais de 14,8 mil vezes em todo país, sendo mais de 9,5 mil acessos somente no Estado de São Paulo.

Da Secretaria de Gestão