Acessa SP completa dois anos em cidades da região de Marília

Juntas, unidades de sete municípios superam 139 mil atendimentos prestados

qua, 27/01/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

No mês de janeiro, o Acessa SP, o programa de inclusão digital do governo de SP, completa o segundo ano de funcionamento em sete municípios da região administrativa de Marília. Os postos de Álvaro de Carvalho, Arco-íris, Fernão, Lupércio, Maracaí, Pedrinhas Paulista e Queiroz, atingem a marca de 139,5 mil acessos gratuitos à internet banda larga realizados para mais de 2,4 mil usuários cadastrados no serviço.

No total, as unidades oferecem 35 computadores para uso dos cidadãos – cada posto tem cinco máquinas, com capacidade para prestrar de 1,5 mil acessos por mês. A unidade de Álvaro de Carvalho é a mais movimentada, com 29,1 mil acessos acumulados.

O programa cobre 90% da região administrativa de Marília. São 45 postos em funcionamento – 22 deles entregues após 2007, quando teve início o Plano de Expansão. Juntas, as unidades em funcionamento na região oferecem à população 235 computadores com acesso gratuito à internet banda larga. A cada mês, são realizados 44 mil acessos, o equivalente a 8,5% do total de atendimentos em todo o Estado pelo programa, no mesmo período.

“O Acessa SP tem um grande alcance social, na medida em que atendemos cidadãos de todas as idades que não têm computador em casa. Por esta razão, iniciamos em 2007 o Plano de Expansão, com o objetivo de atender a todos os municípios paulistas interessados”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Sobre o Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo de São Paulo que atingiu marca superior a 43 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,8 milhão de usuários cadastros. Ao todo, são 540 postos em funcionamento em 473 municípios, com 4,2 mil computadores e 1.013 monitores.

Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Outro programa de inclusão digital do governo paulista é o Acessa Escola. Desenvolvido pelas Secretarias da Educação e de Gestão Pública. A iniciativa tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Ao todo, são mais de mil salas de informática e 200 mil usuários cadastrados. Juntos, o Acessa Escola e Acessa SP superam a marca de 45 milhões de atendimentos.

Da Secretaria de Gestão Pública