Acervo do Memorial do Imigrante chega ao Arquivo Público

Até conclusão da reforma, emissão de certidões fica a cargodo Arquivo Público

dom, 20/02/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

No final do ano passado, o Arquivo Público do Estado de São Paulo recebeu o acervo arquivístico do Memorial do Imigrante. A instituição, que passará por reorganização e reforma de suas instalações até o segundo semestre de 2011, concentra toda a documentação da Hospedaria dos Imigrantes, órgão que funcionou entre 1887 e 1978, atendendo imigrantes recém-chegados ao Estado para trabalhar nas fazendas paulistas.

Até a conclusão da reforma e reabertura do museu, fica sob tutela do Arquivo Público do Estado realizar ações de higienização, reprodução e identificação da documentação, bem como prestar serviços cartoriais ao público – emissão de certidões e atestados comprobatórios.

Foram transferidas 3.730 caixas contendo processos e outros itens documentais, além de 92 arquivos de aço com fichas. O Arquivo recebeu ainda 28 mapotecas e 53 caixas contendo álbuns fotográficos, fotos dos núcleos coloniais e dos imigrantes e suas famílias, além de cartões postais, negativos fotográficos de vidro e álbuns com negativos flexíveis.

A transferência do acervo, realizada em 29 de dezembro de 2010, contou com a participação de mais de 30 funcionários da instituição. O trabalho de organização foi iniciado no dia 3 de janeiro e prosseguirá pelos próximos meses, possibilitando que o público tenha acesso a segmentos do acervo até então indisponíveis à consulta. Em breve, também estará disponível no site do Arquivo Público os bancos de dados antes acessados na página do Memorial do Imigrante.

Emissão de certidões

Uma das atividades desempenhadas pelo Memorial consiste na emissão de certidões de chegada de estrangeiros aos seus descendentes. Com a transferência do acervo, o serviço passa a ser responsabilidade do Arquivo Público. A solicitação de certidões pode ser feita pelo telefone (11) 2089-8151, por email, em certidoes@arquivoestado.sp.gov.br ou pessoalmente, nas dependências do Arquivo Público do Estado, localizado na Avenida Cruzeiro do Sul, 1777, no bairro de Santana, em São Paulo. O atendimento ao público acontece de terça a sábado, das 9h às 17h. Mais informações no site do Arquivo Público.

Da Casa Civil