Ação da Polícia Ambiental apreende madeira e palmito na região litorânea

A operação, que priorizou o Vale do Ribeira, reuniu cem homens e frota de 30 viaturas

qua, 15/10/2008 - 8h33 | Do Portal do Governo

Em grande operação que se estendeu por todo o litoral do Estado, a Polícia Militar Ambiental apreendeu 90 metros cúbicos de madeira nativa, 147 palmitos in natura e 261 vidros de palmito: 17 de 500 gramas e 244 de 1,8 mil gramas. Cem homens e 30 veículos participaram da ação, que percorreram 9,5 mil quilômetros.

A operação, que priorizou o Vale do Ribeira, faz parte da campanha Consuma Palmito Sustentável, desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente. O objetivo foi a fiscalização do comércio e do consumo irregulares desse produto. Foram fiscalizados 47 estabelecimentos comerciais, abordados 55 veículos, um dos quais foi apreendido, e lavrados três autos de infração ambiental: dois por armazenamento de palmito sem autorização e um por caça. As multas aplicadas totalizaram R$ 18.700.

No município de Sete Barras, no Vale do Ribeira, a equipe suspeitou de uma moradia e solicitou mandado judicial para fiscalizar o interior da residência. Como a determinação judicial demorou a ser expedida, a própria dona da casa convidou a patrulha a fazer as averiguações. Foi encontrado apenas um vidro de palmito de origem irregular. No dia seguinte, de posse do mandado, a patrulha retornou ao local, apanhando a proprietária do imóvel desprevenida, e localizando 147 palmitos in natura que foram apreendidos.

Armas e carne de capivara

A partir de denúncia anônima, uma equipe do 4o Batalhão de Polícia Militar Ambiental efetuou, no dia 30 de setembro, a apreensão de armas e munição, sem documentação, e de carne de capivara, sem a licença dos órgãos ambientais. A ação ocorreu na Fazenda Taperão, no município de Nova Granada, na região de São José do Rio Preto. No local, foram localizados seis espingardas, 56 cartuchos de diversos calibres, um frasco de pólvora, 58 espoletas, dois frascos de chumbos, 52 balas e 5 quilos de carne de capivara.

Da Imprensa Oficial