Ação Centro Legal detém 14 traficantes na Capital

Operação encaminhou 149 usuários de drogas para tratamento especializado

qui, 30/07/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Atualizado em 3 de agosto às 14h

A Ação Integrada Centro Legal, fruto de uma parceria entre Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado, Poder Judiciário, Ministério Público e Sociedade Civil para recuperar o Centro da capital paulista, completou uma semana, na útlima quinta-feira, 30, com números relevantes. Segundo o balanço parcial da Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar abordou 3.279 pessoas no período. A operação contabilizou apreensões de mercadorias ilegais, prisões, fechamento de estabelecimentos irregulares e abordagem e encaminhamento de usuários de drogas aos serviços especializados de saúde.

Na primeira semana, a Secretaria Municipal da Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM), realizou 1.178 abordagens a pessoas em situação de risco. Destas, 149 pessoas foram encaminhadas para tratamento de saúde e saúde mental. Dos pacientes que aceitaram tratamento, 18 permaneceram internados com quadros clínicos referentes a doenças infecciosas e crônicas, e dois foram encaminhados para hospitais psiquiátricos.

Nesse mesmo período, a Polícia Militar, com apoio da Polícia Civil, prendeu, em flagrante, 27 adultos em ações ligadas ao tráfico de drogas. Desses, 14 foram presos por tráfico e 13 por associação ao tráfico. Foram apreendidos também 2,56 kg de drogas – sendo 2,183 kg de maconha, 375 g de crack e 2 g de cocaína. Doze adolescentes que participavam direta ou indiretamente de ações criminosas foram encaminhados à Fundação Casa – quatro foram apreendidos em flagrante quando praticavam crimes e oito estavam envolvidos em ações criminosas com adultos.

As secretarias municipais de Controle Urbano e Coordenação de Subprefeituras também atuaram na região. Os órgãos fiscalizaram, autuaram e fecharam estabelecimentos comerciais e prédios irregulares. Com o apoio do Departamento de Iluminação Pública (ILUME), Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) e GCM, os órgãos fizeram 104 vistorias, 573 apreensões de mercadorias ilegais, interditaram 20 prédios e emparedaram outros dez.

A Ação Integrada Centro Legal não tem data para terminar e tem como foco a área da Nova Luz, que já passa por recuperação desde 2005. Desencadeada no dia 22 de julho, a operação abrange os bairros do Bom Retiro, Luz, Santa Cecília, República e Arouche. O objetivo é combater uma série de problemas crônicos da região – roubos e furtos, exploração sexual e uso e tráfico de entorpecentes – e ajudar no tratamento e ressocialização de dependentes de álcool, drogas e pessoas com problemas psíquicos que vagam pelo local.

Participam da Ação Integrada Centro Legal as secretarias municipais da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Habitação e Coordenação das Subprefeituras, o Ministério Público, as Polícias Militar, Civil, Técnico-Científica e a Guarda Civil Metropolitana, a Subprefeitura da Sé, a Secretaria de Estado da Saúde, o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool (Comuda), o Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), o Centro de Controle de Zoonoses, o Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), o Departamento de Iluminação Pública (Ilume), Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Eletropaulo, Sabesp, Poder Judiciário e Sociedade Civil.

Da Secretaria da Segurança Pública