Abastecimento: entenda a importância do Sistema Rio Grande

Interligação entre o Rio Grande e o Alto Tietê é considerada a principal ação para garantir o abastecimento da Grande São Paulo em 2015

seg, 04/05/2015 - 13h12 | Do Portal do Governo

O Sistema Rio Grande ganhou importância ao longo de 2014 diante da crise hídrica. Mesmo com a seca, esse reservatório registrou boa quantidade de chuva. Além disso, a adoção do bônus na conta fez com que o fornecimento para o ABC diminuísse, já que o consumo caiu. Com a água excedente, a Sabesp executou ainda em 2014 obras para que o sistema chegasse até Santo André.

Associado a isso, a companhia aumentou a produção de água potável no Rio Grande. No final do ano passado, a capacidade subiu de 5 mil para 5,5 mil litros de água potável por segundo. A Sabesp instalou na respectiva estação de tratamento equipamentos de ponta, chamados de membranas ultrafiltrantes.

Essa combinação de fatores permitiu que, neste ano, o Sistema Rio Grande passasse a abastecer a capital pela primeira vez desde que foi criado, em 1958.

Interligação dos sistemas de abastecimento Rio Grande e Alto Tietê

Nesta segunda, 4, o governador Geraldo Alckmin deu início às obras de interligação dos sistemas Rio Grande e Alto Tietê no município de Rio Grande da Serra. Considerada a principal ação para garantir o abastecimento da Grande São Paulo em 2015, serão transferidos 4 mil litros de água por segundo ao longo de 22 quilômetros. Esse bombeamento fará com que regiões que hoje recebem água do Sistema Cantareira possam ser atendidas pelo Alto Tietê, ajudando a aliviar o manancial em crise. Leia mais.

Do Portal do Governo do Estado