85% dos pais participam do dever de casa dos filhos

Presença nos estudos é fundamental para o acompanhamento da vida escolar das crianças e adolescentes

ter, 24/02/2015 - 10h35 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pela Secretaria da Educação mostra que os pais e responsáveis por alunos da rede estadual participam da vida escolar dos filhos. O estudo mostra que 85% deles ajudam os filhos durante o dever de casa. Entre os alunos do 2º ano, mais de 92% participam da lição de casa. Os estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano e da 3ª série do Ensino Médio também participaram do levantamento.

Os pais dos jovens do Ensino Médio também têm o hábito de acompanhar os filhos no dever de casa: 71,2% contribuem, ao menos uma vez por semana, com a lição de casa. Já os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental recebem uma participação expressiva dos pais durante os estudos. As parcelas de participação somam 92%, 91%, 86% e 80% respectivamente. Para a conclusão da pesquisa, foram aplicados mais 1,2 milhão de questionários. Os resultados foram tabulados no ano passado.

Para ajudar e incentivar os pais, a Secretaria da Educação elaborou um guia com sete dicas para aproximar os responsáveis e melhorar o aprendizado em todos os ciclos.
Também disponibiliza, todos os bimestres, as versões online e impressa do boletim escolar. Para a Educação, a participação dos pais nos estudos é fundamental para o acompanhamento da vida escolar das crianças e adolescentes.

Dicas para participar da vida escolar dos filhos:
– Incentive a fazer a lição de casa
– Tenha um espaço adequado para os estudos
– Certifique-se de que seu filho entendeu o que deve ser feito
– Organize uma biblioteca em casa
– Incentive-o a rever a lição
– Incentive a pesquisa, mas avise que ela deve ser apenas referência
– Elogie os acertos e não aponte os erros

Do Portal do Governo do Estado