436 espécies estão sob risco de extinção em SP

Secretaria do Meio Ambiente divulgou lista que não era atualizada havia dez anos

sex, 03/10/2008 - 9h00 | Do Portal do Governo

Riquelme olha curioso para o “macaco todo preto”. O menino de quatro anos de idade, com a boca lambuzada de sorvete de uva, acha engraçado aquele macaquinho pequeno, todo peludo e que anda de um lado para o outro em seu cativeiro, no Zoológico de São Paulo. Certamente, Riquelme não sabe que este macaco chama-se Leontopithecus chrysopygus, ou simplesmente mico-leão-preto e, muito menos, que este bichinho quase deixou de existir e hoje só é visto nos municípios de Teodoro Sampaio e Gália, no Estado de São Paulo.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente divulgou na quinta-feira, 1, lista das espécies ameaçadas de extinção no Estado. O documento não era atualizado havia dez anos. O mico-leão preto, assim como outras 435 espécies de vertebrados (17% das existentes no Estado), está lá. Isto significa que estes animais correm o risco de desaparecer em um curto espaço de tempo se nada for feito. Dentro das categorias de ameaça, as espécies que correm um risco maior de extinção são classificadas como “Criticamente em Perigo” (CR), seguido pelas categorias “Em Perigo” (EN) e “Vulnerável” (VU) – na qual, apesar da espécie ainda sofrer sério risco de extinção, não está em situação tão crítica.

Em 1998, quando da publicação da última lista de fauna, o mico-leão-preto aparecia entre as espécies “Criticamente em Perigo”. Dez anos depois, graças aos esforços de conservação, sua avaliação melhorou e agora ele foi classificado como “Em Perigo”. Isto não garante que a espécie esteja salva. A meta é retirar a mesma da lista da fauna ameaçada.

“Precisamos nos apoiar em dois pilares: fiscalização e pesquisa”, disse o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, em cerimônia no Zoológico de São Paulo, para divulgação da lista. Para o secretário, o primeiro pilar deve proteger a fauna silvestre dos criminosos, “muita gente não sabe que comprar um papagaio, por exemplo, é um crime”, o segundo pilar auxiliaria na indicação do que deve ser feito para salvar estas espécies.

Uma novidade na nova lista é a classificação das espécies com dados insuficientes para classificação. São 161 espécies tão pouco estudadas e conhecidas impossibilitando a definição da condição delas na fauna paulista. Essa lista serve para mostrar a necessidade de mais investimentos em pesquisas de espécies pouco conhecidas. “Esta lista mostra como devemos melhorar nossas pesquisas e o graus de informações contidas nelas”, explicou o secretário.

Resolução

Além da divulgação da lista de fauna, o secretário Xico Graziano assinou uma resolução que transfere novas atribuições ao Estado de São Paulo na gestão dos recursos faunísticos.  O licenciamento ambiental de atividades de manejo da fauna, que antes era atribuição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, agora passa a ser responsabilidade do Estado.

Criação em cativeiro e pesquisas científicas, por exemplo, são algumas das atividades que passam a ser autorizadas pelo Estado. É a primeira vez que um Estado brasileiro assume esse compromisso sobre sua fauna silvestre. “Nós temos potencial para isso, não sei por que já não era assim antes”, questionou o secretário do Meio Ambiente. Agora, equipes da Polícia Militar Ambiental, do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN e pesquisadores terão que redobrar o seu trabalho para garantir que a fauna do Estado de São Paulo esteja protegida. Tudo isso para que, quando o menino Riquelme crescer, o mico-leão-preto e todos os outros 435 animais não estejam mais na lista das espécies ameaçadas.

Da Secretaria do Meio Ambiente