32ª Semana de Portinari celebra arte do pintor

Evento do Museu Casa de Portinari também comemora aniversário de Brodowski

sex, 17/08/2007 - 14h19 | Do Portal do Governo

Iniciada na quarta-feira, 15, a 32ª Semana de Portinari, realizada no Museu Casa de Portinari, em Brodowski, vai até o dia 22. O evento é organizado pela Secretaria Estadual da Cultura e conta com a parceria da prefeitura da cidade, que completa 94 anos de fundação no dia 22. Entre exposições, oficinas culturais, shows e diversas expressões artísticas, a Semana oferece 35 atividades espalhadas por toda a cidade.

Na noite de arta-feira, o Museu – instalado na casa onde viveu o pintor – abriu as exposições Cândido Portinari; Cândido Portinari, o Pintor da Paz; e Portinari: arte e meio ambiente. Outras duas mostras acontecem na cidade: Minha terra, minha gente aberta também na quarta, no Departamento de Cultura e Turismo; “Luz de Brodowski”, Art em Miniatura  lançada nesta quinta-feira, 16, no Salão da Loja Maçônica.

A Semana tem o intuito de tirar a arte do museu e levá-la ao ambiente urbano. Nesse sentido, no sábado, 18, será realizado o evento Pintura Mural, com exposição de painéis de artistas plásticos da região em locais públicos. As praças de Brodowski também receberão atrações culturais.

As praças Martim Moreira e Cândido Portinari terão oficinas de música, dança, canto, teatro e pintura facial artística. Na Cândido Portinari haverá uma atração extra, às 20h do dia 20: a peça Candim, da Cia da Casa Amarela de Catanduva, com direção de Drica Moraes.

Marcada pela cultura italiana, Brodowski também lembra suas origens com a III Piazza della Nona, de quinta, 16, a domingo, dia 19.

No encerramento da Semana de Portinari, na quarta-feira, dia 22, a comemoração do aniversário da cidade terá apresentações do “Grupo de Maracatu” de Franca, às 17h, e a Serenata na Praça, dos “Seresteiros de Ribeirão Preto”.

Os eventos da Semana de Portinari não ficarão restritos a Brodowski. A exposição comemorativa Cândido Portinari será realizada simultaneamente no Museu Casa de Portinari e em mais três museus pertencentes à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), da SEC: a Casa de Cultura Paulo Setúbal, em Tatuí, o Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos, em Amparo, e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã. Nos quatro museus a mostra, iniciada na quarta-feira, 15, ficará aberta até 15 de outubro.

O Artista: Cândido Portinari

Filho de imigrantes italianos pobres, Cândido Portinari nasceu em 1903 numa fazenda de café, em Brodowski, região de Ribeirão Preto. Desde cedo manifestou vocação para as artes plásticas, e aos quinze anos matriculou-se na Escola Nacional de Belas-Artes, no Rio. Pintor e muralista, realizou obras para importantes edifícios públicos no Brasil e no exterior, e ganhou vários prêmios, como o Guggenheim do Brasil, em 1956. Militante do Partido Comunista Brasileiro, Portinari tem muitas obras de temática social, apresentadas numa linguagem modernista. Faleceu em 1962, vítima de intoxicação causada pelas tintas que usava em seu trabalho.

Serviço

Semana de Portinari – de 15 a 22 de agosto de 2007

Museu Casa de Portinari – Praça Candido Portinari, 298, Brodowski, SP,

Tel. (16) 3664-4284

www.casadeportinari.com.br 

Da Secretaria Estadual de Cultura

(I.P.)