3,6 milhões de jovens já participaram do Escola da Família

As escolas oferecem nos finais de semana atividades culturais, esportivas e de saúde

qua, 22/07/2009 - 18h30 | Do Portal do Governo

O Programa Escola da Família atinge números excepcionais. No segundo trimestre deste ano, foram realizadas 313.627 atividades que reuniram aproximadamente 3,6 milhões de crianças e jovens com idades entre 4 e 14 anos. Apenas em junho, 886.132 pessoas de todo o Estado participaram de 75.310 atividades.

As escolas que participam do programa oferecem, aos finais de semana, atividades culturais, esportivas e saúde. Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração entre estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos em torno de um trabalho que sociabiliza, diverte e educa a população.

Exemplos desse trabalho estão em todas as regiões. Na Diretoria de Ensino de Campinas Oeste, 3.250 meninos participaram de aulas de futsal masculino. Na D.E. de Marília, 2.475 crianças participaram das oficinas culturais. Em Limeira, as aulas de ginástica reuniram 1.570 alunos. As apresentações artísticas levaram 1.500 participantes às escolas da Diretoria de Guarulhos Sul.

A comemoração de datas festivas, como os arraiais juninos, também atraí as pessoas às escolas. Na D.E. de Diadema, 2.164 jovens participaram da festa. Em Mogi das Cruzes, os cursos de informática atenderam 408 crianças entre 8 e 11 anos de idade.

E como brincadeira e aprendizado andam juntos, o Escola da Família oferece atividades lúdicas em brinquedotecas, recreação e até vídeo-game para os mais novos. Além disso, o programa desenvolve o raciocínio lógico dos mais velhos em jogos de xadrez e damas, e explora o talento e a imaginação em aulas de desenho livre.

Da Secretaria de Educação