Zoo de SP ‘batiza’ filhotes de Suricata com nomes escolhidos pelo público

Resultado da votação online foi divulgado no Dia das Crianças; 4 animais nasceram em agosto

seg, 14/10/2019 - 15h05 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Zoo SP
Filhotes de Suricata nascidos em agosto de 2019, no Zoológico de São Paulo

A Fundação Parque Zoológico de São Paulo divulgou os nomes escolhidos pelo público para batizar os quatro filhotes de Suricata, que nasceram em agosto. A votação online começou em 24 de setembro e foi encerrada na última quinta-feira (10). O resultado foi anunciado pelo Zoo no sábado (12), quando foi comemorado o Dia das Crianças.

Foram selecionadas opções de nomes de origem africana – uma homenagem ao continente de ocorrência da espécie. O quarteto composto por uma fêmea e três machos foi batizado de Zaila, Kamau, Kendi e Bakari.

O resultado da votação foi o seguinte:
Filhote fêmea
Zaila – 63% dos votos
Núbia – 37%

Filhotes machos
Kamau – 22%
Kendi – 21%
Bakari – 19%
Azize – 14%
Daren – 12%
Ekom – 12%

Os Suricatas são mundialmente conhecidos pelo seu representante no cinema, o Timão de “O Rei Leão”, mas, diferentemente do personagem, os Suricatas da vida real vivem em colônias de até 40 indivíduos.

A distribuição geográfica da espécie abrange a Botsuana, África do Sul, Angola e Namíbia, ocupando regiões de savana e áreas desérticas do continente africano.

A gestação tem duração de aproximadamente 11 semanas, nascendo entre 3 a 4 filhotes com cerca de 30 gramas e toda a família ajuda na criação dos bebês.