Yoga ao ar livre: Atividade ajuda no equilíbrio do corpo e da mente

Na zona Oeste da capital paulista, o projeto ‘Esporte na Praça’ oferece aulas gratuitas de yoga, pilates e funcional

sex, 16/03/2018 - 18h01 | Do Portal do Governo

Weslley, Édna e Ana possuem profissões e vidas bastante diferentes uma das outras, mas têm uma coisa que os trazem a um lugar comum: a busca pelo equilíbrio do corpo e da mente. Não só eles, mas dezenas de outras pessoas estão dispostas a perder um tempinho do dia para relaxar e cuidar da saúde através de atividades ao livre.

O projeto “Esporte na Praça”, dessa forma, reúne esse público para praticar yoga, pilates e funcional. Na Praça Victor Civita, na região Oeste da capital paulista, as pessoas podem comparecer as aulas gratuitas que trabalham a força e a concentração.

As aulas de yoga, por exemplo, são essenciais para quem busca controlar os pensamentos e se livrar de qualquer manifestação negativa. A prática milenar é responsável por promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida.

“Aqui você acaba esquecendo muitos dos seus problemas. Ou, às vezes, é o inverso: você pensa muito neles enquanto está fazendo a prática e acaba até achando uma solução para eles. É muito bom nesses dois sentidos, para relaxar e pensar”, afirma o professor de pole dance e frequentador das aulas, Weslley Marques.

Assim como ele, a médica veterinária, Édna Diniz, também comenta sobre os benefícios que a atividade traz ao seu corpo. “Eu me sinto muito melhor. Eu sinto que a minha ansiedade diminuiu bastante. Além disso, você também tem o convívio com pessoas que pensam como você, que estão a fim de melhorar sempre”, explica.

O contato com a natureza, sem dúvida, é um diferencial para as práticas. A praça é o lugar ideal para fugir do agito da cidade e buscar todos esses benefícios através da aproximação do meio ambiente. É ela, quem sabe, que favorece para o resultado final da atividade.

“Têm árvores e barulho dos passarinhos que podem ajudar na nossa meditação. Enquanto estamos concentrados com o nosso corpo, podemos ficar ouvindo e relaxando. Além disso, o ar e o vento batendo no rosto coloca todo mundo em harmonia”, contempla a cantora e atriz, Ana Boni.

As aulas acontecem nos períodos da manhã e da tarde durante a semana e, aos sábados, até às 11h. O ambiente é frequentado por pessoas de diferentes perfis e idades e as inscrições são bem simples.

“Basta apenas trazer o corpo. Nós oferecemos os tapetes e os professores. A ideia desse projeto é fazer com que as pessoas saiam da zona de conforto e aproveitem ao máximo um ambiente como este”, conta o professor de yoga, Marcelo Strufaldi.