Volta às aulas: saiba como preparar a lancheira das crianças

Um bom lanche entre as refeições, principalmente no intervalo entre as aulas, garante o bom funcionamento do metabolismo

sex, 02/08/2019 - 12h28 | Do Portal do Governo

Com a volta às aulas, muitos pais precisam se programar e pensar na alimentação dos filhos. Montar uma lancheira saudável nem sempre é fácil. Os refrigerantes, bolos, doces e frituras, ricos em açúcar e gordura, devem ser substituídos por alimentos mais saudáveis, ricos em nutrientes, para manter a disposição durante a aula e a concentração nos estudos.

O empresário Wilson Padilha explica que, com a correria do dia-a-dia, não conseguia mandar algo saudável para o filho Lucas, de 7 anos. “Trabalhando fora e chegando tarde, não conseguia pensar em um cardápio e ainda sair para comprar. Para facilitar, durante o fim de semana faço um planejamento e vou às compras”, conta.

De acordo com a médica Elisabete Almeida, um bom lanche entre as refeições, principalmente no intervalo entre as aulas, garante o bom funcionamento do metabolismo, digestão e absorção dos nutrientes. “É importante também incluir uma garrafa de água para a criança consumir durante a aula, garantindo a necessária hidratação”, diz.

Ela alerta que os lanches devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas, um alimento rico em carboidratos e um alimento de origem vegetal, podendo ser frutas, verduras ou legumes. Os lanches intermediários da manhã e tarde devem suprir de 10% a 15 % das necessidades nutricionais diárias, variando conforme o consumo alimentar nas demais refeições principais.

“As pessoas costumam achar que o lanche não tem tanta importância. Mas as crianças que ficam na escola em período integral, por exemplo, levam dois lanches de casa: o da manhã e o da tarde. E, como qualquer refeição intermediária, esse lanche é importante na alimentação dessa criança”, explica Milene Raimundo, nutricionista e diretora do Centro de Segurança Nutricional e Alimentar Sustentável (Cesans).

De acordo com a nutricionista da Codeagro Sizele Rodrigues, o Brasil tem uma média de 33,5% de crianças acima do peso e 14,3% com obesidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo um dos problemas de saúde pública mais graves no mundo. “Então a alimentação da criança, nesta fase escolar, deve ser bem cuidadosa para que problemas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares sejam evitados no futuro”, conclui.

Confira exemplos de cardápios para lancheiras saudáveis:

1- 200 ml de bebida a base de soja sabor chocolate; 1 bisnaguinha com creme vegetal; 1 banana maçã.

2- 180 ml de bebida láctea sabor pêssego; 4 biscoitos tipo cream-cracker; 1 ameixa vermelha.

3- 1 caixinha de água de coco, 2 fatias de pão de forma integral; 1 colher de sopa de patê de ricota temperada; 1 fatia de melancia cortada em cubinhos.

4- 200 ml de suco natural de manga; 1 bisnaguinha; uma fatia de queijo branco; 1 maçã pequena.

5- 1 caixinha de água de coco; 4 biscoitos tipo maisena; 1 queijo processado; 1 cacho pequeno de uva.