Voe pelas belezas e recantos de Araçoiaba da Serra

Cidade da região metropolitana de Sorocaba reúne opções de passeio por trilhas, lagos e prática de balonismo

sáb, 16/11/2019 - 16h51 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Turismo
Araçoiaba da Serra fica na região metropolitana de Sorocaba, a 117 km de São Paulo

Araçoiaba da Serra é um recanto cheio de mistérios, muita história e procurada por apreciadores do balonismo de todo o país. Localizada na região metropolitana de Sorocaba, a cidade está a 117 quilômetros de São Paulo. Para chegar até ela, pode-se seguir de Votorantim para Tatuí pela Rodovia Raposo Tavares, a SP-270.

Araçoiaba da Serra, município de interesse turístico (MIT) desde 2019, é tão antiga que os indígenas tupiniquins a chamavam de “esconderijo do Sol” ao olharem a sombra formada pelo único morro local. O município, de pouco mais de 34 mil habitantes, é um reduto para visitantes e apreciadores de trilhas, lagos e belas paisagens.

Entre as suas atrações estão as ruínas do Morro de Araçoiaba, o Lago Municipal (no Parque Balneário Joubert A. Rocha) e a misteriosa presença de uma provável pirâmide inca nos arredores da cidade. A descoberta de enormes jazidas de ferro, em 1591, fez com que a região desenvolvesse uma das primeiras usinas da siderurgia brasileira a partir do século 19, graças à Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, pertencente à mesma família proprietária das terras que deram origem ao bairro e à famosa praia carioca de Ipanema.

Há também a ocorrência de cascatas e piscinas naturais dentro dos limites da Floresta Nacional de Ipanema (Flona), situada a norte do perímetro urbano de Araçoiaba da Serra, com 5 mil hectares de florestas com trilhas, cachoeiras e lagos.

Os turistas também são agraciados com os pequenos riachos no chamado Vale das Furnas. Lá está o Ribeirão do Ferro, afluente do Rio Ipanema, abrangendo uma variedade de espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. A Floresta Nacional de Ipanema ganha relevância tanto pela heterogeneidade ambiental quanto por se situar numa área de tensão ecológica, entre o Cerrado e a Mata Atlântica.

A Fazenda do Zoo, com 574 hectares e recebe visitas agendadas para grupos escolares específicos, produz parte dos alimentos servidos aos animais do Parque Zoológico de São Paulo e do Zoo Safari.

DownloadDivulgação/Turismo
Prática de balonismo é uma das atrações de Araçoiaba da Serra

Uma das características mais conhecidas dos praticantes de esportes é o balonismo, graças ao clima e ao relevo da região. Turistas interessados em voos panorâmicos pernoitam na rede hoteleira da cidade devido à programação dos balões, que decolam sempre muito cedo. Essa prática de levantar balões de 40 metros trouxe, em 2019, a 32ª edição do Campeonato Nacional de Balonismo a Araçoiaba da Serra.

A rica gastronomia local oferece grande variedade de comidas típicas do interior, servidas em restaurantes, churrascarias, lanchonetes e bares espalhados por toda a cidade. Araçoiaba da Serra tem oferta de hospedagem que abrange desde flats, pousadas, hotéis fazenda e a rede hoteleira.