VLT e ônibus intermunicipais são opções de transporte para Baixada Santista no verão

Serviços gerenciados pela EMTU/SP podem ser alternativas de passeios acessíveis por transporte público

dom, 12/01/2020 - 18h17 | Do Portal do Governo

A EMTU/SP preparou um guia básico para ajudar moradores e visitantes a curtirem as férias de verão na Baixada Santista. É possível chegar a diversas atrações turísticas da região com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ou com os ônibus intermunicipais.

Monte Serrat
As linhas intermunicipais 900, 907, 931, 933 e 934 são as melhores opções para ir ao Monte Serrat. A emoção de visitar o local começa na subida de bondinho pelos 147 metros da encosta. Há também uma escadaria de mais de 400 degraus e 14 nichos que reproduzem cenas da Via Sacra. No topo, o visitante tem uma visão de 360 graus da cidade. Lá estão o antigo cassino e o Santuário de Nossa Senhora de Monte Serrat, que conta mais de 400 anos de história. Mais informações sobre o local estão disponíveis no site www.monteserrat.com.br.

Orquidário de Santos
As linhas 900, 901, 904, 931 e 934 da EMTU/SP deixam o passageiro a menos de 400 metros do Orquidário de Santos. Outras opções são as estações Pinheiro Machado e Nossa Senhora de Lourdes do VLT, que estão a 500 metros do parque. São cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies diferentes. O local ainda reúne mais de 70 espécies de animais e atrações como a Trilha do Mel, o Jardim Sensorial e o Viveiro de Visitação Interna. Nessa área as pessoas ficam bem próximas das aves que vivem por lá. Informações adicionais são encontradas no site www.turismosantos.com.br.

Museu do Café
Para chegar ao Museu do Café, localizado na rua Quinze de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos, as linhas 900, 901, 904, 931 e 934 são as mais indicadas. Instalado no local onde as cotações da Bolsa Oficial do Café eram negociadas diariamente, o museu conta a história do produto que moveu a economia brasileira na segunda metade do século 19. Restaurado em 1998 para abrigar o acervo, o prédio conta com piso original de mármore e vitrais históricos, como “A Visão de Anhanguera”. Os visitantes podem experimentar diversos tipos de café produzidos em diferentes regiões do país em uma cafeteria premiada instalada no piso térreo do museu. Mais detalhes no site www.museudocafe.org.br.

Museu Pelé
A ida ao Museu Pelé fica mais fácil com as linhas 900, 901, 904, 907, 931 e 933. Lá mais de 2.500 itens em exposição contam a história do maior craque de futebol de todos os tempos. A trajetória é descrita desde a origem humilde em Três Corações (MG) até sua consagração como Rei do Futebol, ao conquistar três Copas do Mundo pela seleção brasileira. O acervo fica no Largo Marquês de Monte Alegre, nº1, onde foram reconstruídos os Casarões do Valongo para receber a estrutura do museu. Mais informações podem ser encontradas no site www.turismosantos.com.br.

Teleférico de São Vicente
O Teleférico de São Vicente pode ser acessado pelas 900, 901, 904, 931 e 934. Dá para chegar até lá também com o VLT. As estações José Monteiro e Itararé ficam a cerca de 500 metros da atração. Localizado na Praia do Itararé, o teleférico oferece passeios ao Morro da Asa Delta, situado 180 metros acima do nível do mar. O Morro recebe diariamente praticantes de asa delta, parapente, além de oferecer uma ampla visão da Baía de São Vicente e da cidade de Santos. As informações sobre a atração estão disponíveis no site telefericosaovicente.com.br.

O VLT funciona diariamente das 5h30 às 23h30. Denominações, itinerários, tarifas e horários das linhas intermunicipais de ônibus e do VLT podem ser conferidos na página www.emtu.sp.gov.br/emtu/itinerarios-e-tarifas.fss.