Horário de funcionamento do VLT é estendido na Baixada Santista

A partir do próximo mês, a previsão é que as operações funcionem até as 23h30, beneficiando estudantes do período noturno da região

seg, 06/03/2017 - 20h44 | Do Portal do Governo
DownloadAlexandre Carvalho/A2img
Veículo em operação na linha que liga os dois municípios da Baixada Santista

O horário de funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista foi estendido. Desde o último domingo (5), os usuários contam com atendimento ampliado em duas horas e meia. O novo transporte liga as cidades de Santos e São Vicente, no litoral sul do Estado.

A operação será iniciada sempre a partir das 5h30 da manhã, uma hora e meia antes do horário inicial. À noite, o atendimento terá uma hora a mais e o encerramento das operações será às 20h. Calcula-se que serão beneficiados 14 mil passageiros diários que utilizam o transporte nos deslocamentos entre as cidades.

A previsão é que a partir do próximo mês, o horário de operação seja ampliado até as 23h30. Assim, vai atender inclusive os estudantes das escolas e faculdades do período noturno na região.

Números do VLT
O número mensal de usuários do VLT vem aumentando progressivamente. Dados iniciais apontam que 59 mil passageiros embarcaram no transporte em junho de 2016, quando o Consórcio BR Mobilidade assumiu a operação.

Em fevereiro de 2017 já alcançava 270 mil. No final de fevereiro, o VLT registrou um milhão de usuários transportados desde a transferência para o Consórcio BR Mobilidade.

O número de usuários por dia começou com 2.500 e já chega a 14 mil. A previsão é alcançar 30 mil por dia, quando as integrações com as linhas de ônibus municipais estiverem consolidadas. Essa previsão está para ser concluída no segundo semestre de 2017.

Desde fevereiro, o VLT está operando ao longo das 15 estações. O primeiro trecho projetado foi Barreiros-Porto, numa extensão de 11,5 km. Atualmente são 10 veículos circulando no trecho com intervalos de 10 minutos.