Via Rápida oferece mil vagas para capacitação profissional na capital

Programa terá cursos de 100 horas de duração, com foco na qualificação para facilitar a inserção ou reinserção no mercado de trabalho

ter, 04/07/2017 - 17h03 | Do Portal do Governo

O governo de São Paulo, por meio do Centro Paula Souza (CPS), vai oferecer mil vagas de capacitação profissional gratuita. As vagas serão concedidas a moradores da capital paulista por meio do Via Rápida, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), do qual o CPS é parceiro.

“Estamos satisfeitos com o lançamento do programa, focado na qualificação. Qualificação é manutenção de empregos. Também representa ganho de renda e produtividade, do ponto de vista pessoal e das empresas”, comentou o secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira.

O programa vai oferecer cursos de 100 horas de duração, com prioridade para qualificação que facilite a inserção ou reinserção no mercado de trabalho. O objetivo é reduzir o desemprego na cidade. Em maio, 18,3% dos residentes estavam desempregados na capital, segundo a Pesquisa Emprego e Desemprego (PED) da Fundação Seade.

“Trata-se de um tema da maior importância e uma iniciativa muito especial. Para enfrentar as dificuldades, é fundamental que haja parceria”, completou Moreira.

Diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá comemorou a iniciativa. “O programa envolve várias qualificações. São oportunidades para que jovens e adultos se recoloquem rapidamente no mercado de trabalho, com cursos de 100 horas”, disse.

Os prefeitos regionais vão apontar as necessidades de cada região da cidade. Com essas informações, unidades móveis do Via Rápida serão disponibilizadas para sediar as aulas e os interessados devem se inscrever no site do Via Rápida. Todos os cursos serão ministrados em carretas que se transformam em laboratórios por meio do Via Rápida. As primeiras turmas começam a ter aulas na segunda semana de julho.

“Alguns serão ministrados em carretas muito bem equipadas, com materiais modernos. Tenho certeza de que a iniciativa oferecerá à população as competências necessárias para que os profissionais atuem o mais rápido possível. As capacitações ocorrerão em carretas, CEUs e parques”, adiantou Laura.

A unidade móvel da “Hospitalidade” vai oferecer cursos de bartender, barman, camareira e garçom. Já a carreta da “Imagem Pessoal” terá aulas de assistente de cabeleireiro, manicure e pedicure e maquiagem.

Na área de alimentação, a unidade de “Panificação e Açougue” oferece: panificação e confeitaria; panificação e pizzaiolo; panificação e salgadeiro; e magarefe – manipulação de carnes, cortes nobres e acondicionamento. As aulas de corte e costura serão ministradas na unidade de “Confecção Industrial”.

Já para o curso de jardinagem serão disponibilizadas unidades fixas do Via Rápida. Para participar das atividades é preciso ter Ensino Fundamental completo e idade entre 16 e 60 anos.

Em seu sexto ano de existência, o Via Rápida já atendeu 250 mil pessoas, mais de 105 mil das quais pela parceria com o CPS. A ação na capital paulista é realizada em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio Programa Profissão Cidadão, lançado oficialmente pelo município nesta terça-feira (4).