Via Rápida oferece cursos gratuitos de capacitação profissional

Programa do Governo do Estado já atendeu mais de 240 mil pessoas; iniciativa também auxilia na abertura do próprio negócio

ter, 21/11/2017 - 19h02 | Do Portal do Governo

Quem procura por capacitação profissional gratuita para ingressar no mercado de trabalho pode contar com as ações do Programa Via Rápida, do Governo do Estado. Lançada em julho de 2011, a iniciativa é coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que também auxilia o empreendedor a abrir o próprio negócio.

Com 28 unidades móveis e classes descentralizadas, o programa já atendeu mais de 240 mil pessoas em 645 municípios paulistas. Podem participar do programa os cidadãos maiores de 16 anos, alfabetizados e que residam no Estado de São Paulo. É dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, jovens matriculados no Ensino Médio nas escolas públicas estaduais, idosos, reeducandos em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.

Em 2015, a ação foi dividida nas modalidades Via Rápida Emprego, Via Rápida 18, Via Rápida Expresso e Via Rápida Econômico. As inscrições podem ser feitas pela internet.

– Via Rápida Emprego: cursos presenciais gratuitos com carga horária de até 100 horas. É voltado prioritariamente para quem está desempregado.

– Via Rápida Expresso e Econômico: cursos de curta duração, na área da construção civil, como pintor (Expresso) e encanador (Econômico), para presos do regime semiaberto, reeducandos da Fundação Casa e trabalhadores desempregados.

– Via Rápida 18: ainda em implantação, promoverá o desenvolvimento pessoal e social de jovens em situação de vulnerabilidade, por meio da oferta de cursos profissionalizantes básicos gratuitos e do desenvolvimento de atividades de interesse social junto à comunidade.

No ano passado, a iniciativa ofereceu 10 mil vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10 mil para o Via Rápida Econômico. Em 2017, ao todo, serão 13 mil oportunidades. Após o término do curso, os participantes recebem a inscrição de Microempreendedor Individual (MEI) e podem trabalhar como autônomos.