Via Paulista inicia concessão do lote Rodovia dos Calçados

Contrato com a concessionária prevê investimentos de R$ 5 bilhões em 30 anos e duplicações em 275 quilômetros de rodovias

qui, 23/11/2017 - 15h41 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin esteve nesta quinta-feira (23) em Barra Bonita, região de Jaú, para vistoriar o início do contrato de concessão do lote Rodovia dos Calçados pela Via Paulista, do consórcio do Grupo Arteris, controlado pela espanhola Albertis e pela canadense Brookfield. Pelo contrato assinado, a concessionária vai investir R$ 5 bilhões em melhoramentos num total de 720 mil quilômetros de rodovias, que passam por 35 municípios paulistas.

“A concessionária assumiu a zero hora de hoje o trecho da rodovia, ligando Itaporanga, divisa com Paraná, até Araraquara. No ano que vem assume de Araraquara até Franca, porque a concessão antiga está vencendo. O atendimento ao usuário já começa a funcionar no novo CCO, que é o Centro de Controle Operacional, já tem 250 pessoas trabalhando na nova concessionária, mais empregos aqui para a região, atendimento médico, ambulâncias, atendimento mecânico, guinchos, conceito de rodovia viva, wi-fi na rodovia, atendimento completo ao usuário e obra”, disse Alckmin.

Do total de investimentos, 66% serão empregados nos primeiros dez anos de contrato. Nessa fase inicial, as intervenções serão feitas em 434,7 quilômetros de rodovias que passam por 19 municípios do Estado, entre Itaporanga e Franca.

A partir de dezembro de 2018, a Via Paulista também assume os trechos que atualmente estão sob concessão da Autovias, completando a concessão nos 720 mil quilômetros. Até o final do período de contrato, os melhoramentos nas rodovias deverão gerar 2.800 empregos diretos e indiretos e beneficiar 35 municípios paulistas.

De acordo com as estimativas, as prefeituras municipais devem recolher R$ 29,2 milhões em Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS-QN), que incidem sobre os serviços e obras da concessão, somente nos dois primeiros anos de contrato, e até o seu final mais de R$ 3 bilhões.

As obras de ampliação se iniciam já no primeiro ano do contrato com investimentos previstos de R$ 443 milhões. Desses recursos, R$ 147 milhões fazem parte do Programa Intensivo Inicial (PII) que contempla obras e serviços no pavimento, sinalização e área de domínio da rodovia para adequar o trecho aos padrões do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado, que elevaram as rodovias paulistas como as melhores do país.

“Já começou a recuperação. Aliás, eu to vindo de Anhembi, onde nós vamos fazer investimento de R$ 80 milhões até a Marechal Rondon e já vim pela rodovia concessionada, já está em obra, já está sendo feita a fresa para recapeamento. Então ela será toda recuperada, recapeada, ampliada e duplicada. Teremos 275 km de duplicação e no auge das obras mais de 2.000 empregos serão gerados aqui na região e R$ 3,3 bilhões de investimentos nos primeiros 10 anos da concessão”, explicou Alckmin.

Nos dois primeiros meses do PII, serão investidos R$ 130 milhões somente na correção de defeitos de pavimento, com intervenções na correção de depressões, selagem de trincas, eliminação de degraus entre a pista e acostamento, entre outras obras.

Nesse período, a Via Paulista também vai investir em melhorias para o atendimento dos usuários, como a implantação de dez bases de Serviço de Atendimento (SAU). O trajeto contará inicialmente com o auxílio de dez ambulâncias, oito guinchos e seis veículos operacionais, além do apoio de 250 colaboradores.

Veja abaixo as obras previstas no primeiro ano de contrato:

PRINCIPAIS OBRAS PREVISTAS PARA O PRIMEIRO ANO DE CONTRATO
OBRA MUNICÍPIO PRAZO
Operação tapa buraco

(prevista no PII*)

Todos os municípios abrangidos pela concessão 2 meses
Correção de depressões no pavimento, selagem de trincas, recomposição do pavimento asfáltico, eliminação de degraus entre pista e acostamento

(prevista no PII*)

Todos os municípios abrangidos pela concessão 6 meses
Remoção de árvores e arbustos da faixa de domínio que representem perigo a segurança viária

(prevista no PII*)

Todos os municípios abrangidos pela concessão 2 meses
Remoção de pichações de barreiras de concreto, viadutos, placas de sinalização, taludes, etc

(prevista no PII*)

Todos os municípios abrangidos pela concessão 3 meses
Poda do revestimento vegetal da faixa de domínio e limpeza de pistas acostamentos, canteiro central e faixa de domínio

(prevista no PII*)

Todos os municípios abrangidos pela concessão 6 meses
Desobstrução de bueiros e elementos de drenagem superficial (prevista no PII*) Todos os municípios abrangidos pela concessão 6 meses
Reparos em elementos de drenagem e colocação de grelhas e tampas de caixas de capitação (prevista no PII*) Todos os municípios abrangidos pela concessão 1 ano
Reparação ou substituição de defensas, barreiras de concretos, cerca, alambrados, telas, guarda-corpos e outros dispositivos de segurança viária (prevista no PII*) Todos os municípios abrangidos pela concessão 6 meses
Limpeza de todas as placas de sinalização e implantação das complementações necessárias (prevista no PII*) Todos os municípios abrangidos pela concessão 3 meses
Reparação ou substituição das placas de sinalização avariadas ou depredadas

(prevista no PII*)

Todos os municípios abrangidos pela concessão 6 meses
Início da duplicação da SP-255 Bocaina/Jaú 1 ano
Implantação de dez bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) Benefício para todos os municípios abrangidos pela concessão 1 ano