Veja opções saudáveis para montar a lancheira da crianças

Brasil tem média de 33,5% de crianças acima do peso e 14,3% com obesidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)

ter, 19/02/2019 - 11h32 | Do Portal do Governo

Apesar de parecer uma tarefa fácil, preparar a lancheira das crianças requer tempo. É preciso pensar no que é saudável e não apenas no gosto dos pequenos. Na fase escolar, a alimentação deve ser cuidadosa para evitar problemas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares no futuro.

“As pessoas costumam achar que o lanche não tem tanta importância. Mas as crianças que ficam na escola em período integral, por exemplo, levam dois lanches de casa: o da manhã e o da tarde. E, como qualquer refeição intermediária, esse lanche é importante na alimentação dessa criança”, explica Milene Raimundo, nutricionista e diretora do Centro de Segurança Nutricional e Alimentar Sustentável (Cesans).

Ao montar a lancheira, prefira opções mais saudáveis e coloridas. Em relação às porções, a quantidade deve ser a mesma que a criança come em casa, para que não fique sobrecarregada e tenha energia para se concentrar nas tarefas.

Segundo a médica Elisabete Almeida, um bom lanche entre as refeições, principalmente no intervalo entre as aulas, garante o um bom funcionamento do metabolismo, digestão e absorção dos nutrientes. “É importante também incluir uma garrafa de água para que a criança possa consumir durante a aula, garantindo a necessária hidratação”, diz.

A vendedora Luciana Nunes conta que montar a lancheira da filha não é simples, pois a falta de tempo muitas vezes impede de fazer escolhas saudáveis. “Eu sempre mando frutas e um lanche com salada, pão integral e uma proteína para que ela coma o melhor possível. Tento evitar os industrializados, mas na falta de tempo, às vezes acabo mandando”, explica.

De acordo com Sizele Rodrigues, nutricionista da Codeagro, o Brasil tem uma média de 33,5% de crianças acima do peso e 14,3% com obesidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo um dos problemas de saúde pública mais graves no mundo. “Então a alimentação da criança, nesta fase escolar, deve ser bem cuidadosa para que problemas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares sejam evitados no futuro”, finaliza.

Confira 15 dicas de como montar uma lancheira saudável e deliciosa:

1. Substitua alimentos industrializados por alimentos integrais e com menos teor de sal e açúcar;

2. No lugar do néctar de fruta opte por iogurte com geleia;

3. No lugar de bolacha recheada escolha cookies integrais;

4. Para fazer sucos naturais escolha frutas com maior tempo de oxidação: manga, abacaxi, goiaba, maracujá e acerola;

5. Faça o suco no horário mais próximo de a criança ir para a escola;

6. Misture frutas doces com cítricas para que não precise colocar açúcar;

7. Se não der para fazer o suco natural, escolha líquidos como: chás, sucos de caixinha sem açúcar ou conservantes, água de coco e até mesmo água comum;

8. Na hora de colocar frutas na lancheira, diversifique com melancia, melão, manga, uva etc;

9. Lave bem as frutas antes de colocar na lancheira;

10. Para que não oxide muito rápido, corte a fruta em gomos e envolva-os em plástico filme;

11. Sempre varie no corte das frutas para que a criança se interesse em comer;

12. Coloque uma fonte de carboidrato: pão, biscoito, torta, bolo etc (optar por integrais e caseiros);

13. Coloque uma fonte de proteína: queijo, iogurte, atum ou frango (como recheio para tortas e lanches);

14. Cuidado com os industrializados, olhe a rotulagem antes de comprar e evite os que tenham como primeiro ingrediente sal, açúcar e gordura;

15. Em vez de comprar batata frita ou bolacha recheada, prefira cookies integrais e mix de castanhas, que são mais saudáveis.

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, criou o livro “Alimentação Escolar – promovendo a saúde do futuro”, gratuito para download, com receitas saborosas e diversificadas.