Veja 4 ilhas para conhecer durante o feriado do carnaval

Praias desertas, trilhas e ruínas compõem o cenário de praias paradisíacas; conheça detalhes desses lugares e as regras de visitação

dom, 16/02/2020 - 11h06 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA
Praia de Lages – Núcleo Maruja, área do Parque Estadual da Ilha do Cardoso

O litoral paulista conta com uma lista com mais de 50 ilhas. Somente no arquipélago de Ilhabela, existem ilhas com mais de 40 praias e muitas cachoeiras, e 80% de seu território é coberto por vegetação de mata atlântica. São boas opções de passeio para quem gosta de natureza e tranquilidade. Abaixo, veja quatro destinos para quem ainda não decidiu o que fazer no feriado de carnaval.

Vale lembrar que existem normas para visitação desses espaços e o respeito a eles é fundamental para garantir tanto a preservação dos locais quanto o sucesso do passeio. Não é permitida a entrada de animais domésticos; é proibido fazer fogueiras, churrasco, queima de fogos ou qualquer ato que possa provocar incêndio no interior da Unidade de Conservação. Para saber mais sobre outras Unidades de Conservação, acesse o site Guia de Áreas Protegidas.

PE Ilha Anchieta
O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) protege a segunda maior ilha do Litoral Norte do estado de São Paulo. São 17 quilômetros de costões rochosos e sete praias de águas cristalinas que contrastam com o verde da Mata Atlântica. Criado em 1977, o PEIA tem como objetivos a proteção e conservação dos ecossistemas naturais, o desenvolvimento de pesquisas científicas e a realização de atividades de educação ambiental e de recreação em contato com a natureza.

Os visitantes podem usufruir de caminhadas ecológicas, mergulhar em águas claras, explorar um rico patrimônio histórico cultural ou apenas contemplar a paisagem exuberante. Os principais ecossistemas do parque são o marinho, a floresta ombrófila densa, a restinga e a vegetação de costões rochosos, típicos do bioma Mata Atlântica. Há diversas espécies de aves, répteis e anfíbios, como sabiás, juritis, macacos, tartarugas, garoupas, lagartos e quatis. Há também animais marinhos, como as estrelas-do-mar, algas e peixes.

Serviço
Município: Ubatuba
Endereço: Av. Plínio de França, 85 – Saco da Ribeira
Telefone: (12) 3842-1231
e-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br
Quando: de quinta a terça-feira, das 9h às 17h
Ingresso: R$ 16

PE Ilha do Cardoso
O Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC) está localizado no município de Cananeia, extremo sul do Estado. A Unidade de Conservação integra a maior área contínua de Floresta Atlântica do Brasil e está inserida no Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape, Cananeia e Paranaguá, considerado pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) como o terceiro estuário do mundo em termos de produtividade primária e um dos mais bem preservados, o que lhe confere prioridade na conservação. A região ainda é reconhecida como Sítio do Patrimônio Mundial Natural (UNESCO, 1999), Zona Núcleo da Reserva da Biosfera (UNESCO, 2005). O PEIC integra ainda a área tombada da Serra do Mar e de Paranapiacaba.

A Ilha do Cardoso abriga diversos ambientes: costões rochosos, praias, braços de mar, estuários, barras, lagunas, restingas, manguezais, rios, planície litorânea, ilhas e montanhas cobertas por florestas.

O PE da Ilha do Cardoso possui 49 embarcações credenciadas, responsáveis pela travessia da Ilha de Cananéia até o parque, principalmente até a Praia do Itacuruçá/Pereirinha, no Núcleo Perequê, local de maior fluxo de visitação da Unidade. A Praia do Itacuruçá/Pereirinha tem limite de visitação pública de mil pessoas por dia. Os interessados em conhecer a Unidade de Conservação devem procurar a Associação de Monitores Ambientais de Cananeia (Amoamca). Importante levar calçado fechado, protetor solar e repelente.

Serviço
Município: Cananéia
Endereço: Av. Professor Wladimir Besnard, s/n – Bairro Morro São João
Telefone: (13) 3851-1108
e-mail: pe.ilhacardoso@fflorestal.sp.gov.br
Quando: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Ingresso: gratuito

PE Marinho Laje de Santos
Criado em 1993, o Parque Estadual Marinho Laje de Santos é único parque marinho do estado e um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina do país. Ele foi criado com o objetivo de assegurar a proteção integral dos ecossistemas marinhos. Está distante 22 milhas náuticas da costa (42 quilômetros) e inclui a Laje de Santos, parcéis e os rochedos conhecidos como Calhaus, totalizando 5.000 hectares de área preservada.

O parque faz parte da rota de várias espécies migratórias e é uma importante área de alimentação. Muitas delas são protegidas por convenções internacionais, como as baleias-de-bryde, as raias-manta e as tartarugas marinhas.

Serviço
Município: Santos
Carta Náutica, 1711
Telefone: (13) 3567-1495
e-mail: pem.lajedesantos@fflorestal.sp.gov.br
Horário: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Ingresso: R$ 16

Ilha das Couves
Embora as ilhas ao longo da costa brasileira estejam sob domínio da União, a Ilha das Couves, com área de 582 m², está inserida na Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, sob gestão da Fundação Florestal. É um dos passeios mais procurados pelos turistas no Litoral Norte.

Para regular o número de turistas, a Fundação Florestal publicou em dezembro de 2019 uma Portaria Normativa que dispõe sobre a capacidade de turistas na Ilha das Couves. O documento estabelece que a área só poderá receber 177 pessoas simultaneamente, número bem inferior aos estimados dois mil visitantes contabilizados em outras ocasiões.

A Ilha das Couves oferece duas praias aos visitantes passarem o dia. A Praia Menor, com água em tom de verde esmeralda, forma uma grande piscina para mergulho. Já na Praia Maior, também chamada de Prainha das Couves ou Praia de Dentro, a água ganha tons entre verde e azul, e o visual é surpreendente. Esta última é a principal praia da Ilha das Couves, a que oferece maior faixa de areia. O acesso se dá por uma curta trilha de apenas cinco minutos a partir da Praia Menor.

O passeio até a Ilha das Couves é feito em lanchas e barcos que partem de diversas praias de Ubatuba, sendo que a principal rota é a partir da Praia de Picinguaba. O tempo da viagem é de apenas 15 minutos.

Serviço
Município: Ubatuba
A visitação é organizada pelos operadores: Comunidade de Picinguaba, Comunidade da Almada, do Estaleiro e Ubatumirim em três turnos, manhã 8h às 11h, almoço 11 às 14h e tarde, das 14h às 17h, respeitando o número de 177 visitantes por período.