Vale do Ribeira abrange 31 cidades nos estados de SP e PR

Considerado a 'Capital do Vale', município de Registro se destaca pela diversidade cultural e rotas de ecoturismo que levam a cavernas

qua, 17/01/2018 - 16h24 | Do Portal do Governo

O Vale do Ribeira é uma região que abrange 31 municípios de dois estados, São Paulo e Paraná, 22 e 9, respectivamente. Algumas dessas cidades estão entre as mais antigas do Brasil, e mesmo assim a região ainda preserva cerca de 20% de toda a Mata Atlântica remanescente. Registro é a maior cidade da região, em números de habitantes, e é considerada a “Capital do Vale do Ribeira”.

O Vale também foi o local em que os primeiros imigrantes espanhóis se instalaram para utilizar os rios Iguape e Ribeira e seus afluentes para explorar o Brasil. Hoje, a região se destaca pelo ecoturismo, com trilhas e inúmeras cavernas usadas para o garimpo e extração de ouro. E, também, a região é bastante diversificada culturalmente.

A Capital do Vale tem 14 imóveis ligados à colonização japonesa tombados como patrimônio histórico pelo Iphan, entre eles o complexo arquitetônico K.K.K.K. (Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha), um dos principais cartões postais do local.

A cultura japonesa é vivenciada no dia a dia do município, não só na gastronomia e chás, e na arquitetura, mas especialmente nos eventos tradicionais. A cidade sedia a Festa do Sushi, o Bon Odori e a cerimônia do Tooro Nagashi, realizada no Dia de Finados. A celebração presta homenagem aos antepassados e este ano chega a 64ª edição.

O ponto alto fica por conta dos barquinhos iluminados soltos nas águas do Rio Ribeira ao anoitecer. Cada barquinho feito de madeira e papel leva o nome de um antepassado. Ao todo, são cerca de 2.500 “tooros” que iluminam as águas e emocionam o público na Praça Beira Rio.

Registro também concentra a comunidade remanescente de quilombo Peropava, e a cultura tradicional caiçara. Tudo é expressado nos artesanatos, culinária, costumes e até no jeito local de falar. Os visitantes podem ter uma amostra da diversidade cultural no Mercado Municipal de Registro.

A Capital do Vale também se destaca por duas festas: a Parada de Natal e o Carnaval. Na terceira edição, a Parada de Natal de 2017 atraiu mais de 25 mil pessoas em duas noites de espetáculo.

O evento envolveu mais de 700 participantes – cerca de 500 só no desfile, 16 alas e 10 carros alegóricos que trazem a beleza e o encanto do Natal. Não faltaram bonecos de neve, pinheiro enfeitado de luzes, biscoitos de gengibre, anjos, Maria, José e o Menino Jesus, além do Papai Noel e suas renas.

Para os foliões, Registro também tem uma boa notícia. Em 2013 foi retomado o Carnaval de Rua da cidade e que também se consolidou como um grande evento familiar. Além dos desfiles de blocos e escolas de samba, a programação conta com matinês para as crianças e show ao vivo no palco da Praça Beira Rio.

Este ano, o Carnaval vai celebrar as riquezas da Mata Atlântica com o tema “Paraíso Natural, Terra do Carnaval”.