Vai viajar para países do Mercosul? Atenção com validade do RG

Poupatempo recomenda que o cidadão mantenha documentos sempre atualizados; restrição é por medida de segurança contra fraudes

qui, 09/05/2019 - 16h42 | Do Portal do Governo

Quem está com viagem marcada ou planeja viajar pelos países do Mercosul, e não tem passaporte ou prefere utilizar a carteira de identidade, precisam ter o RG emitido com menos de dez anos.

De acordo com Ernesto Mascellani Netto, superintendente da Prodesp, empresa do Governo do Estado de São Paulo que administra o Programa Poupatempo, por lei o documento não tem prazo de validade, mas é necessário mantê-lo atualizado em alguns casos. “Como é uma forma de comprovação de identidade, a foto deve identificar a pessoa. Se o cidadão mudou muito ao longo dos anos, o documento pode ser colocado em dúvida em determinadas situações, e nesses casos o ideal é tirar uma segunda via atualizada”, explica.

Por motivos de segurança e para se proteger de fraudes, as companhias aéreas, bancos e cartórios adotam a restrição e não aceitam RGs com mais de dez anos da data de expedição. A recomendação que vale para todos os cidadãos, mesmo os que não vão viajar, é andar sempre com o documento atualizado, para evitar eventuais transtornos.

Identidade

Muitas pessoas acham que a Carteira Nacional de Habilitação substitui o RG, mas para viajar para os países do Mercosul o único documento aceito, além do Passaporte, é a Carteira de Identidade.

A recomendação do Poupatempo para que os cidadãos evitem dor de cabeça é manter o RG atualizado, solicitando uma segunda via antes que a data de emissão complete dez anos. Para mais informações, acesse o site do Poupatempo.

Provisória

A Carteira de Identidade Provisória tem validade por apenas 30 dias. Ela é expedida apenas nas unidades do Poupatempo de Guarulhos e Campinas Shopping, que estão próximas aos aeroportos internacionais de Cumbica e Viracopos.

Para tirar o RG provisório é necessário apresentar o bilhete de viagem com data de embarque marcada. A taxa de emissão é a mesma do RG comum: R$ 39,80 (apenas a primeira via é isenta de taxa).

O documento é emitido em aproximadamente uma hora, mas depois é necessário providenciar o documento definitivo depois. É importante estar atento à programação da viagem, já que esses postos fecham no sábado a partir das 13h e não abre aos domingos.

Além disso, o Poupatempo Guarulhos também atende casos de RG de emergência para viagens marítimas. Em todos os casos, o cidadão deve comparecer com o comprovante de viagem marcada para as próximas 48 horas.

Quem tem a identidade desatualizada de outro Estado não consegue renovar o documento em prazo inferior a dez dias úteis. A auxiliar, Irene Marques conta que só descobriu que a Identidade que ela tinha de outro Estado estava desatualizada pouco antes da viagem. “Não tinha pensado na validade do documento. São coisas simples e básicas que passam despercebidas mas que podem causar grandes transtornos em uma viagem planejada por meses”, afirma.