Vacinação contra sarampo segue em 15 cidades paulistas

Campanha de imunização vai até 16 de agosto; vacina é único método eficaz de prevenção contra a doença

seg, 22/07/2019 - 10h54 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado de Saúde mantém a campanha de vacinação contra sarampo, agora realizada em mais nove cidades do Estado de São Paulo devido à circulação do vírus. A ação vai até 16 de agosto e o público-alvo são jovens com idade de 15 a 29 anos, considerada mais vulnerável a infecções devido a menor procura pela segunda dose da vacina.

A campanha já estava em curso na capital paulista, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul. Agora a ação está em Barueri, Carapicuíba, Diadema, Mairiporã, Mauá, Santana de Parnaíba, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Taboão da Serra.

No sábado (20), foi realizado o “Dia D”, quando foram imunizadas 223,3 mil pessoas, segundo balanço da Secretaria da Saúde.

Desde quarta-feira (17), doses da vacina têm sido disponibilizadas em postos volantes instalados em estações do Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), ViaQuatro e ViaMobilidade. A programação é divulgada semanalmente pelas secretarias e pode ser consultada aqui.

Casos no Estado

Em 2019, até o momento, foram confirmados 484 casos de sarampo em SP (confira abaixo a tabela com os dados). Desse total, 75% se concentram na capital, com 363 casos. Na cidade de São Paulo, a campanha começou em 10 de junho, com a meta de vacinar 2,9 milhões de pessoas na faixa etária indicada.

Embora representem aproximadamente 20% da população paulista, esses jovens respondem por cerca de metade dos casos do Estado.

Outros 36 casos (17,5%) abrangeram crianças com menos de 12 meses, público já abrangido na rotina pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que prevê administração da tríplice viral aos 12 meses, e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela).

Os profissionais de saúde das redes pública e privada também devem estar imunizados, considerando a possibilidade de contato com pessoas infectadas.

Há contraindicação para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

Confira número de casos por município: 

Região  Cidade  Casos 
Grande São Paulo  São Paulo  137 
  Osasco  2 
  Taboão da Serra  2 
  Diadema  1 
  Ribeirão Pires  2 
  Santo André  12 
  São Bernardo do campo  7 
  Arujá  1 
  Guarulhos  5 
  Mairiporã  1 
Campinas  Indaiatuba  1 
  Paulínia  1 
Franca  Restinga  1 
Registro  Pedro de Toledo  3 
  Registro  1 
Baixada Santista  Cubatão  1 
  Santos  23 
São José do Rio Preto  Fernandópolis  2 
Sorocaba  Sorocaba  1 
  Votorantim  1 
Vale do Paraíba  Pindamonhangaba  1 
Total    206