USP tem quatro docentes entre os mais influentes do mundo

A Highly Cited Researchers, divulgada em novembro, apresenta os pesquisadores de maior destaque em suas respectivas áreas

qui, 29/11/2018 - 19h32 | Do Portal do Governo

A USP tem quatro nomes na lista de pesquisadores mais influentes em suas respectivas áreas de conhecimento, a Highly Cited Researchers 2018. Divulgada anualmente pela consultoria Clarivate Analytics desde 2014, a compilação é elaborada a partir de uma análise da quantidade de citações de artigos publicados por um pesquisador ao longo de uma década, utilizando a plataforma Web of Science.

Os selecionados para a lista pertencem ao grupo dos 1% de pesquisadores que mantiveram as mais altas médias de citações durante o período. Figuram na lista os professores Paulo Andrade Lotufo e Guilherme Vanoni Polanczyk, da Faculdade de Medicina (FM); Carlos Augusto Monteiro, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF). Artaxo é o pesquisador da USP que mais apareceu na lista, com menções em 2014 (primeira edição), 2015 e 2018.

Ao todo, foram selecionados cerca de 4 mil pesquisadores, em 21 áreas do conhecimento. Os Estados Unidos são o país com maior número de pesquisadores mencionados, 2.639 ao todo; em seguida aparece o Reino Unido, com 546; e em terceiro lugar a China, com 482. A Universidade de Harvard (EUA) é a instituição de pesquisa com maior número de pesquisadores, 186.