Governo do Estado de São Paulo

USP abre inscrições para curso gratuito de comunicação cotidiana

Escolas estaduais receberam doação de 91 mil computadores

O Projeto Redigir, da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA), está com inscrições abertas para os alunos da rede estadual. Com duração de um semestre, as aulas de Comunicação e Cidadania apresentam conceitos de gramática e redação, além de debates sobre temas atuais. O objetivo do curso é tornar a comunicação cotidiana dos alunos mais eficiente. Os encontros acontecem semanalmente na própria universidade.

O curso é voltado para pessoas que tenham concluído o Ensino Fundamental e não tenham estudado em universidades públicas. A idade mínima para a inscrição é 16 anos e não há idade limite.

Para participar do curso, os interessados devem comparecer à ECA e preencher uma ficha de inscrição. A seleção dos candidatos será feita com base em critérios socioeconômicos, e o resultado será divulgado em meados de março. As aulas também serão iniciadas neste período.

Os documentos necessários são: cópia de RG, cópia de comprovante de renda de todos que contribuem na renda da casa. E, cópia de comprovante de escolaridade do último nível cursado (Ensino Fundamental, Médio ou Superior, se houver).

Projeto Redigir da USP

O Redigir é um projeto de extensão da Universidade de São Paulo. Foi idealizado em 1999 por alunos da graduação em jornalismo da ECA. Primeiramente foi direcionado às formalidades da língua portuguesa e à redação para o vestibular. Com o passar do tempo a proposta transformou-se e adquiriu um caráter mais amplo.

Atualmente os alunos voluntários de diversos cursos e unidades da USP atuam como professores. E o foco é a comunicabilidade e a compreensão da língua como um mecanismo vivo. O projeto tem como professor responsável o professor Thiago Salla, além do Apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.