USP é classificada entre as melhores do mundo em oito áreas

Odontologia e Zoologia estão no topo do ranking; áreas de Engenharia de Alimentos e Psicologia ficaram em 6º lugar

sáb, 08/04/2017 - 13h58 | Do Portal do Governo

A CWUR Rankings by Subject classificou a Universidade de São Paulo (USP) entre as melhores universidades do mundo em oito áreas de concentração. Os destaques são as áreas de Odontologia que está em 1º lugar e Zoologia também em 1º. A Engenharia de Alimentos ficou como a 6ª melhor do mundo junto com o curso de Psicologia. Os cursos de Entomologia e Medicina Tropical da USP ficaram com a 9ª colocação. Matemática e Medicina ficaram com a 10ª colocação.

A USP ficou classificada entre as dez melhores em oito áreas de concentração. No mundo a USP é a 70ª instituição a ter mais cursos no Top 10.

Essa é a primeira vez que o Center for World University Rankings, instituição da Arábia Saudita, qualifica as universidades em áreas de concentração. A avaliação levou em conta o número de artigos científicos publicados em revistas, com base de dados da Clarivate Analytics.

O CWUR também divulga, desde 2012, o World University Ranking. Nele estão classificadas as 1.000 melhores instituições do mundo de acordo com oito indicadores de qualidade. Quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais importantes, de acordo com o tamanho da instituição; número de formandos que atualmente ocupam cargos de dirigentes nas melhores empresas do mundo; qualidade dos professores, a partir do número de prêmios e medalhas de relevância; número de publicações em jornais de reputação; número de publicações em jornais de grande influência; número de citações em pesquisas; índice que mede o impacto geral da instituição e número de patentes internacionais solicitadas pela universidade. Em 2016, a USP ficou em 138º lugar, sendo a instituição de ensino da América Latina mais bem classificada.