USP e Sesc Ipiranga promovem 3ª edição do Museu do Ipiranga em Festa

Serão dez horas ininterruptas de programação gratuita, em 7 de setembro, com apresentações musicais, de circo e performances

sex, 30/08/2019 - 9h37 | Do Portal do Governo

No dia 7 de setembro, a Universidade de São Paulo (USP) e o Sesc Ipiranga realizarão a 3ª edição do evento Museu do Ipiranga em Festa. No dia, que marca as comemorações da Independência do Brasil, serão promovidas dez horas ininterruptas de programação gratuita, com dezenas de atividades artísticas e culturais para todas as idades.

Vale destacar que apresentações de circo, intervenções, performances e cortejos integram a rede de atividades, que inclui visitas educativas e dois concertos de música clássica com a Orquestra Jazz Sinfônica, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e o CoralUSP.

A programação valoriza a diversidade cultural do Brasil por meio da presença de artistas que celebram a cultura popular e tratam de temas da atualidade, como a presença feminina e periférica.

Renovação

O evento também celebra um marco no processo de renovação do museu. Na ocasião, será anunciada a construtora vencedora da concorrência que fará a reforma do edifício-monumento.

O início das obras está previsto para o mês de outubro, com duração prevista de 30 meses. A reinauguração está programada para 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.

“Com a parceria com o Governo do Estado e as empresas patrocinadoras do projeto, estamos empenhados em devolver para a visitação pública uma parte da história brasileira, a memória viva de nosso País. Devolveremos à sociedade um novo museu, dinâmico, moderno e acessível”, explica o reitor da USP, Vahan Agopyan, ao Jornal da USP.

Desde 2017, o Sesc Ipiranga e o Museu Paulista desenvolvem ações conjuntas para ativar os espaços do museu e contribuir para a reflexão sobre o apagamento de grupos e narrativas pela história hegemônica, bem como permitir a expansão das atividades para além dos muros institucionais. Isso permite a união de conhecimentos e experiências para promover arte, cultura, patrimônio e memória.

De acordo com Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, a 3ª edição do Museu do Ipiranga em Festa é mais uma oportunidade de fortalecer a parceria entre Sesc e USP.

“Apresentar essa intensa programação, que contempla a pluralidade de vozes e a diversidade cultural do Brasil, no Parque da Independência, cuja importância simbólica reflete no imaginário dos brasileiros, reafirma o nosso compromisso de envolver a comunidade na vida da cidade e promover cidadania”, salienta ao Jornal da USP.

Integração

O Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da história do Brasil e paulista. Em 1963, o espaço foi integrado à USP e se tornou uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da história.

Em 2013, o edifício-monumento foi fechado à visitação. As coleções do acervo e os laboratórios foram transferidos para imóveis alugados e especialmente adaptados para esse fim.

Além da adequação às normativas atuais de infraestrutura, acessibilidade, segurança e sustentabilidade, com a reforma, o edifício será ampliado em 4 mil metros quadrados. A nova área proporcionará a melhoria dos acessos e fluxos, acolhimento do público e novas facilidades, como área de exposições temporárias, auditório, salas para ações educativas, café e loja.

Na primeira edição do Museu do Ipiranga em Festa, em 2017, a USP lançou o concurso arquitetônico para o projeto de restauração e renovação do edifício-monumento e, em maio de 2018, o escritório vencedor começou a desenvolver o projeto executivo.