USP celebra o Dia Internacional da Mulher com atividades culturais

Um dos destaques da programação é a performance das grafiteiras Ju Violeta e Mag Magrela; atrações acontecem durante todo o mês de março

ter, 07/03/2017 - 11h30 | Do Portal do Governo

O Escritório USP Mulheres, da Universidade de São Paulo (USP), promove o Dia Internacional das Mulheres com Arte. A iniciativa contará com atividades culturais promovidas em todos os campi da Universidade durante todo o mês de março.

O evento é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e das Unidades da USP.  A ação foi inspirada na Semana de Arte HeForShe, da ONU Mulheres – instituição da Organização Nações Unidas. Todo o trabalho é dedicado a projetos na área de igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres.

A coordenadora do Escritório USP Mulheres, Eva Alterman Blay, destaca o movimento como oportunidade para discutir as questões de urgência. Tanto as relacionadas à violência contra a mulher quanto à luta pela igualdade de gêneros. O evento também aponta para a necessidade de mudar a cultura que diferencia homens e mulheres. “Há na própria escolha das profissões, uma clara predominância masculina em alguns cursos e, feminina, em outros. Isso deve ser mudado para aproveitarmos melhor os talentos originais da pessoa, independentemente do gênero. A Universidade luta para que as mulheres tenham os seus direitos respeitados”, disse.

Grafite

Um dos destaques da programação é a performance das grafiteiras Ju Violeta e Mag Magrela. Ambas farão um painel nas paredes externas do Espaço das Artes (antiga sede do MAC), na Cidade Universitária. As artistas foram convidadas pelo ONU Mulheres Brasil e a inauguração da obra acontecerá no dia 8 de março, às 15h. No dia também estará presente a representante da entidade, Nadine Gasman.

Haverá também palestras, filmes, peças teatrais, shows, exposições, workshops de artesanato e cosmético, entre outras atividades. A programação completa do Dia Internacional da Mulher com Arte pode ser conferida na página do Escritório USP Mulheres e no nosso link aqui.

No site também está disponível uma lista de filmes que abordam o universo feminino. E, também o artigo intitulado “8 de Março: Conquistas e Controvérsias”, publicado pela professora Eva Blay na Revista Estudos Feministas.

USP Mulheres

A semana é mais uma das ações do Escritório USP Mulheres, iniciativa criada pela Universidade para integrar o movimento “ElesPorElas” [HeForShe], desenvolvido pela ONU Mulheres. A USP foi uma das dez universidades mundiais escolhidas para fazer parte desse movimento, sendo a única universidade latino-americana selecionada.

Sediado na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em São Paulo, o Escritório USP Mulheres é responsável pela coordenação do relacionamento entre a Administração da Universidade e a comunidade universitária. Também está responsável pela proposição e implementação de iniciativas e projetos voltados para a igualdade de gêneros.