Univesp: conheça o inovador método de ensino a distância

As aulas ocorrem no Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde os alunos têm à disposição videoaulas, material didático e bibliotecas digitais

seg, 18/06/2018 - 17h11 | Do Portal do Governo

Esta terça-feira (19) é o último dia para os interessados em concorrer a uma das mais de 20 mil vagas da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) se inscreverem no Vestibular do 2º semestre de 2018.

Vestibular Univesp 2018: inscrições chegam a reta final

As oportunidades são destinadas a 124 polos de todo o Estado, por meio de cinco cursos totalmente gratuitos: Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Licenciaturas em Matemática e Pedagogia, além de Tecnologia em Gestão Pública, parceria com o Centro Paula Souza.

As aulas são realizadas na plataforma on-line chamada Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde os alunos desenvolvem as atividades acadêmicas dos cursos, que incluem videoaulas, material didático, bibliotecas digitais e espaço para esclarecimento de dúvidas do conteúdo com tutores.

“A aula a distância não se resume a videoaula. É um conjunto de recursos que a gente têm a disposição pro aluno. A videoaula é apenas uma parte dessa aula”, explica a professora Fernanda Simon.

São nesses espaços físicos que os estudantes têm à disposição computadores, impressoras e acesso à internet, além de realizarem atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica.

“Muitos dos professores vem aqui, sentam e ficam uma manhã com a gente discutindo conteúdo, e como podemos transpor melhor esse conteúdo pro ensino a distancia”, complementa o designer Edson Trombeta.

Os cursos reúnem 46 professores de entidades reconhecidas como USP, Unesp e Fatec. Até o final do ano, a previsão é que 50 mil alunos passem pelo programa de ensino da Univesp.