Unidades do CIC têm inscrições abertas para teste de paternidade

Defensor público fará a abertura dos resultados na segunda semana de novembro; há 20 vagas disponíveis por unidade

ter, 23/07/2019 - 18h21 | Do Portal do Governo

Até 30 de agosto, todas as unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC) estão com inscrições abertas para os interessados na realização de perícia de investigação de paternidade, o exame de DNA .

O CIC é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, atualmente com 17 unidades no território paulista, na capital, Grande São Paulo, litoral e interior. A relação completa e os endereços estão disponíveis neste link.

São 20 vagas disponíveis para a realização dos exames em cada CIC. O serviço, gratuito, é direcionado às pessoas de baixa renda, mediante assinatura de declaração de hipossuficiência (ou pobreza). Para fazer a inscrição é necessário que todos os envolvidos – filho(a), mãe e suposto pai – estejam de acordo com a realização do exame e se comprometam a comparecer juntos da data designada para a coleta. Todos também deverão apresentar documento original com foto e certidão de nascimento do filho.

As coletas ocorrerão nas próprias unidades dos CICs, de 15 a 30 de setembro. As perícias serão realizadas pelo Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, que firmou convênio para atuação nos CICs durante os próximos cinco anos.

Os laudos das perícias estarão disponíveis a partir de segunda semana de novembro, ocasião em que um defensor público fará abertura dos laudos e prestará orientação sobre as questões relativas à paternidade nos casos em que o resultado do exame for positivo.