A partir desta terça-feira (20), o Poupatempo Móvel oferece serviços aos moradores do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo. Os atendimentos no local ocorrem até 1º de julho, de terça a sábado, das 9h15 às 15h30.
Durante o período, os cidadãos podem solicitar a emissão de documentos, como a Carteira de Identidade e Atestado de Antecedentes Criminais, além de serviços públicos pela internet, como registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico, consulta de multas de trânsito e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação.
Desde a implantação do novo modelo de veículo, em janeiro de 2015, o posto móvel percorreu aproximadamente 15 mil km. A unidade que atende a Grande São Paulo já realizou cerca de 100 mil serviços.
Infraestrutura
Com toda a infraestrutura das unidades fixas, a carreta do Poupatempo Móvel reúne 20 pontos para atendimento simultâneo e uma sala de espera para mais 30 pessoas. O automóvel conta com ar-condicionado, copa, porta acessível para pessoas com deficiência e banheiros adaptados a cadeirantes.
O Poupatempo é um programa do Governo Estadual, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, a iniciativa já prestou mais de 541 milhões de atendimentos. Atualmente, apresenta 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do estado, além de um posto móvel. A média de atendimento no programa é de 180 mil cidadãos por dia.
Em 2017, o projeto foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o melhor serviço público de São Paulo, pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra a iniciativa desde a criação, foi eleita em 2016 a melhor indústria digital do Brasil, no ranking “Melhores & Maiores”, da revista Exame.