Unesp tem cartilha online sobre hidrocefalia para pais e crianças

Publicação orienta familiares sobre a necessidade de reconhecimento precoce dos sintomas da doença e destaca o papel dos profissionais

qua, 22/05/2019 - 16h11 | Do Portal do Governo

Para ajudar a destacar o papel dos médicos e também orientar os familiares a respeito da importância do reconhecimento precoce dos sintomas, a Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) conta com uma cartilha educativa para pais e crianças com hidrocefalia.

Com o título “Diário de Laura: conhecendo a hidrocefalia e seu pensamento” a publicação descreve, de modo informal e na perspectiva do paciente, a experiência de ter hidrocefalia e receber o tratamento cirúrgico necessário, a derivação ventrículo-peritoneal.

O material é assinado pela aluna de graduação em enfermagem Paloma de Aro Jorge Tavares e pelos professores Marla Andreia Garcia de Avila (orientadora), Pedro Tadao Hamamoto Filho (Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria) e Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira (coordenadora do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde – NEAD.TIS). A cartilha também disponível no site do hospital.

Sobre a Hidrocefalia

É o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano (LCR) no sistema nervoso central, causando hipertensão intracraniana.

Os principais objetivos do tratamento para hidrocefalia são reduzir e prevenir danos cerebrais, redirecionando o fluxo de LCR. O tratamento é cirúrgico e pode ser realizado com a inserção de um cateter que drena o LCR do cérebro para a cavidade abdominal, ou através de métodos endoscópicos.