Zoológico de SP apresenta novas espécies ameaçadas de extinção

Objetivo é garantir a conservação das espécies Jararaca-Ilhoa e Perereca-de-Alcatrazes

sex, 15/07/2016 - 10h01 | Do Portal do Governo

Duas espécies categorizadas como “criticamente ameaçadas de extinção”, a Jararaca-Ilhoa e a Perereca-de-Alcatrazes, foram apresentadas ao público do Zoológico de São Paulo nesta quarta-feira (14).

A jararaca-Ihoa ocorre na Ilha da Queimada Grande, localizada a cerca de 30 km da costa sul de São Paulo, próximo à Itanhaém e Peruíbe. Este local também é conhecido como a Ilha das Cobras, devido à grande concentração da espécie. O objetivo principal do Zoológico é reproduzir a espécie em cativeiro e contribuir para as ações de conservação ex-situ em conjunto com outras instituições, especialmente por se tratar de uma espécie endêmica e ameaçada de extinção, sendo de extrema importância manter uma população reserva diante da necessidade de repovoamento no habitat.

O recinto foi elaborado de forma a atender a necessidade biológica e comportamental da espécie, contendo aquecimento controlado por termostato, água, pontos de fuga e muitos troncos, já que na maior parte do tempo, explora estratos altos do ambiente. A cenografia e ambientação foram baseadas na ilha, que é formada por rochas com vegetação típica de Mata Atlântica e o horizonte de fundo.

É na Ilha de Alcatrazes, localizada no litoral norte de São Paulo, que podemos encontrar uma pequena espécie do anfíbio Perereca-de-Alcatrazes, que vive e se reproduz estritamente em bromélias. Essa ilha possui 135 hectares de área e está localizada a 35 km da costa do município de São Sebastião.

Serão expostas até dez pererecas-de-Alcatrazes em um terrário que simula o ambiente natural da espécie, com chão de pedras e plantas semelhantes a bromélias, contando também com o efeito de plano de fundo que representa a Ilha de Alcatrazes, dando a perspectiva de que os animais estão no topo. O público poderá conhecê-las na exposição “O Pulo do Sapo”.

SERVIÇO
Fundação Parque Zoológico de São Paulo
Avenida Miguel Stéfano, 4.241, Água Funda
De segunda-feira a domingo, das 9h às 17h
Fechamento da bilheteria: 16h30
Tel.: (11) 5073-0811 

Do Portal do Governo do Estado