Zôo de SP apresenta novo morador no feriado de Carnaval

Trata-se de uma fêmea jovem de cachorro-do-mato-vinagre que chegou da Alemanha no ano passado

dom, 03/02/2008 - 10h07 | Do Portal do Governo

O Zôo de São Paulo preparou uma novidade para os seus visitantes neste feriado de carnaval. É a exposição do cachorro-do-mato-vinagre, animal carnívoro pertencente à família canidae. Trata-se de uma fêmea jovem, com 4 anos incompletos, de nome Frida, que chegou da Alemanha no ano passado e ainda não havia sido apresentada ao público. A partir de agora, o animal pode ser visto na Alameda Urso, próximo ao recinto dos tamanduás-bandeira.

Existem poucos estudos sobre esta espécie, cujo estado de conservação figura na lista de fauna como “vulnerável”. Estes animais chegam a passar vários dias nas grandes tocas que cavam, dificultando a obtenção de dados para pesquisa. De acordo com os últimos dados do “Stud book” Internacional (censo de referência), a população atual em cativeiro é de 63 animais na Europa, 34 na América do Sul, 19 na América do Norte e 15 na Ásia. São poucos exemplares, o que dificulta a manutenção da espécie em cativeiro, considerando a necessidade de manejo genético para evitar a perda de variabilidade genética.

Nadador

Os cachorros-vinagres habitam principalmente florestas úmidas próximas de água, são bons nadadores e podem mergulhar e nadar debaixo da água com grande facilidade, mas também podem ser encontrados na região central do Brasil, onde há florestas de galeria. Medem de 500 a 700 mm e a cauda, 110 mm, chegando a pesar entre 5 a 7 kg; possuem orelhas e patas curtas, e pelagem escura bem uniforme, que pode variar na área do pescoço, com uma coloração mais dourada.

São predominantemente diurnos e se recolhem à noite em tocas ou ocos de árvores para dormir, alimentando-se de alguns animais de pequeno porte como, cutias, pacas e até quatis, e possuem uma mordedura tão forte quanto à de um puma.

O Zoológico de São Paulo recebeu o primeiro exemplar em 1965, ocorrendo o nascimento do primeiro filhote somente em 1986. Desde então, participa do plano de manejo para a manutenção e reprodução da espécie em cativeiro, como integrante do “Stud book” Internacional.

Da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

(I.P.)